Análise de temas recorrentes nas dissertações da linha de Informação e Comunicação do programa de Pós-Graduação em Design da UFMA

Authors

  • Bruno Serviliano
  • Laís Soares Nehme
  • Melissa Almeida Silva

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.454

Keywords:

Information Design, Post Graduation Program in Design, Master Program in Design, Federal University of Maranhão

Abstract

Information Design (D.I.) has a fundamental role in the transmission of messages of any kind and becomes inherent to citizenship, as its elements and methods have direct consequences on society. The scientific production in this area helps to consolidate it as a scientific field capable of cooperating for the development of soci- ety. Considering the importance of the D.I. and its impacts, this article had as its main objective to describe and analyze the dissertations of the research line of Information and Communication of the Post graduate Program in Design at the Federal University of Maranhão (UFMA), in order to investigate the processes that program students follow to study this field. The results were obtained through a literature review of 25 dissertations and identified the predominance of researches that study objects in digital support and with a qualitative approach. The most used methods and techniques were also observed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Serviliano

Doutor em Design pela UNESP-BAURU (2019). Mestre em Design pela UFMA (2014), especialista em Design Gráfico (2009) e graduado em Publicidade e Propaganda e Desenho Industrial. Professor no Departamento de Desenho e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Aulas no curso de Design e no programa de Pós em Design da UFMA. Tem como foco de pesquisa Design Gráfico Inclusivo e Artefatos Interativos.

Laís Soares Nehme

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Católica de Brasília- UCB (2018). Mestranda em Design, da linha de informação e comunicação, pela UFMA. Graduanda em Engenharia de Software pelo Centro Universitário Dom Bosco- UNDB.

Melissa Almeida Silva

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Estadual do Maranhão (2019). Mes-
tranda em Design pela Universidade Federal do Maranhão na linha de pesquisa de Informação e Comunicação. Atua como Arquiteta e Diretora de Arte com ênfase no projeto de cenários na produção cinematográfica. Atualmente pesquisa o papel do Design na linguagem do cinema.

 

References

BARBOSA, Simone; SILVA, Bruno. Interação humano-computador [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DIAS, Maria Regina Álvares Correia. O ensino do Design: A interdisciplinaridade na disciplina de projeto em Design. Orientador: Leila Amaral Gontijo. 2004. 163 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

DINIZ, Raimundo Lopes. Pós-Graduação em Design no Brasil: especificidades das regiões Norte e Nordeste. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 3, n. 7, p. 80-93, 14 abr. 2018

DINIZ, R. L. A Pós-Graduação em Design no Brasil: proposta de mestrado oferecida pela Uni- versidade Federal do Maranhão (UFMA). Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 22 | n. 3 [2014], p. 57 – 69 | ISSN 1983-196X.

FARIAS, P. L. (2016). Histórias e Teorias do design da informação. Revista Brasileira de Design da Informação, v. 13 n. 2. São Paulo.

FONTELLES, Mauro José; SIMÕES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa; FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia para a pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Núcleo de Bioestatística Aplicado à Pesquisa da Universidade da Amazônia – UNAMA, Belém, p. 1-8, 2009.

GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design Gráfico: entre o invisível e o ilegível. São Paulo: Edições Rosari, 2008.’HORN, R. E. (1999). Information Design: Emergence of a New Profession. Em R. Jacobson (Ed.). Information Design. Cambridge, Massachusetts. London.England. Massachusetts Institute of Technology: The MIT Press.

MARCONI, M. A. e LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6a ed. São Paulo, SP: Atlas, 2005.

MEDEIROS, W. G. Graduação e pós-graduação em design na Paraíba: breve relato sobre os fatores de criação dos cursos de bacharelado e mestrado em design na UFCG. In: Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes. Programas de Pós-Graduação em Artes, design e consumo da PPGAV/ UDESC, ICA/UFC,

PPGD/ UFPE e PGCDS/ UFRPE. n. 1, Florianópolis: UDESC/CEART, 2017. Pp. 65 – 82

ORSOLINI, A. V. P. ; OLIVEIRA, Sheila Fernandes Pimenta e . Estudo de Caso como método de investigação qualitativa: uma abordagem bibliográfica. In: Bárbara Fadel; Marinês Santana Justo Smith. (Org.). CULTURA E DESENVOLVIMENTO - Série: Desenvolvimento Regional em Perspectiva. 1 ed.Franca: Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF, 2013, v. 1, p. 01-18

PALMA, Lorena Cristina Romero; GUARNIERI, Patricia Vecchio; PANSERA, Fernanda Cristina; GATTI, Sandra Regina Teodoro. Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da História da Ciência e o Ensino de Ciências.

ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 401-419, 1 jul. 2017.

QUARESMA, Manuela; “UX Designer: quem é este profissional e qual é a sua formação e com- petências?”. In: Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018. p. 88 -101

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

SANTOS, Aguinaldo dos. Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduandos em design e áreas afins. Curitiba, PR: Insight, 2018. 230p.

TRISKA, R., VELA, J. C., DOLZAN, J. E. A pós-graduação stricto sensu do Design no Brasil: uma leitura. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 22 | n. 3 [2014], p. 70 – 80 | ISSN 1983-196X

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Published

2021-10-18

How to Cite

Serviliano, B., Nehme, L. S. ., & Silva, M. A. . (2021). Análise de temas recorrentes nas dissertações da linha de Informação e Comunicação do programa de Pós-Graduação em Design da UFMA. DATJournal: Design, Art and Technology, 6(3), 282–296. https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.454