Design de Si e Mercantilização da Aparência: um Estudo no Cenário Corpocêntrico

Autores

  • Juliana Yuri Igarashi Ribeiro de Almeida Universidade Anhembi Morumbi
  • Cristiane Mesquita Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.601

Palavras-chave:

Design de si, Cultura corpocêntrica, Aparência, Processos de subjetivação.

Resumo

Este artigo aborda aspectos do funcionamento do campo da moda, pela ótica do corpo e da aparência, tomada como uma das variáveis relevantes nos processos de subjetivação. O intenso investimento em produtos, remédios e serviços corroboram para compreender e considerar a importância de uma “boa aparência” na subjetividade contemporânea, quando os corpos se colocam como especialmente abertos às modificações e transformações permanentes ou efêmeras, e investidos na produção de um “design de si”. Para tanto, articulamos considerações de autores que delineiam aspectos do “cenário corpocêntrico” e apresentamos exemplos produtos, serviços e remédios, que revelam tópicos da mercantilização das aparências.

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Biografia do Autor

Juliana Yuri Igarashi Ribeiro de Almeida, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi; especialização em Styling e Imagem de Moda pela Faculdade Santa Marcelina; Complementação de estudos em Moda pela Fundação Armando Álvares Penteado; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Cristiane Mesquita, Universidade Anhembi Morumbi

Psicanalista e psicoterapeuta no Instituto Sedes Sapientiae. Doutora e mestre em Psicologia pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade - PUC-SP. Pós-Doutorado no Departamento de Artes da Goldsmiths, University of London (Londres, UK). Professora e pesquisadora do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi (SP, Brasil). Coordena o Grupo de Pesquisa: Design e saúde(s): três ecologias entre Arte e Filosofia da Diferença; os projetos Design e cuidado de si: processos de subjetivação e dispositivos para uma clínica ampliada; Design e conspiração: processos de criação, micropolíticas de resistência e cuidado; e o Grupo de Estudos ziguezague: transversalidade e Design_ GEzz.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Igarashi Ribeiro de Almeida, J. Y. ., & Mesquita, C. (2022). Design de Si e Mercantilização da Aparência: um Estudo no Cenário Corpocêntrico . DAT Journal, 7(3). https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.601