Quantitative research in design projects aimed at social inclusion: the use of multivariate analysis

Authors

  • Rafael Martins Alves UFSC
  • Manoel De Souza Reis UFSC
  • Gilson Braviano UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.638

Keywords:

design, multivariate analysis, social inclusion

Abstract

People with some physical, intellectual or sensory impairment have specific needs, which are not always met, generating social exclusion. Design projects can bring benefits capable of assisting in the inclusion of these individuals, as they provide solutions focused on this audience. Thus, not only qualitative techniques can contribute to facing this exclusion, but also quantitative ones, as they allow the generalization of results and the simultaneous analysis of variables. In this article, we investigate design projects that use multivariate analysis techniques aimed at people with disabilities. A systematic review was performed, resulting in nine articles studied in full. The most used technique was multiple regression, which serves to understand user decisions. These articles deal with design projects related to ergonomics, technology, furniture, experiences, products and graphic design. This article discusses the potential that multivariate analysis provides when it is explored in the field of design.

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Author Biographies

Rafael Martins Alves, UFSC

Doutorando em design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em jornalismo pela UFSC (2012) e bacharel em design com habilitação em projeto de produto e programação visual pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2003). Atua como designer gráfico desde 2003 e professor desde 2010. Lecionou como professor substituto no IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue Português-LIBRAS em 2016, na área de Multimídia e Comunicação Visual, no ensino superior, técnico e de qualificação profissional. Atuou como Professor Conteudista/ Designer Gráfico pelo CERFEaD/IFSC, professor no curso de design pela Faculdade Energia e no curso de Produção Multimídia pela UnisulVirtual, e como supervisor de projeto no SEAD/UFSC. É autor do livro Autoração de audiovisual digital (Palhoça: UnisulVirtual, 2018) e co-autor de mais outros dois livros na área de design pela mesma editora. Atualmente é designer multimídia em Dot Digital Group. 

Manoel De Souza Reis, UFSC

Mestrando em design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/2017), atuando principalmente nos seguintes temas: design, design de produto, design de material didático.

Gilson Braviano, UFSC

Gilson Braviano é Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier (Grenoble-França, 1995), Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, 1990) e Licenciado em Matemática pela mesma instituição (Florianópolis, 1987). Desde 1995, trabalha no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi tutor do grupo PET Conexões de Saberes da UFSC por seis anos, preside a ABEG - Associação Brasileira de Expressão Gráfica - desde 2009, é editor da RBEG - Revista Brasileira de Expressão Gráfica (rbeg.net) - e integra, no INEP / MEC, o Banco de Avaliadores das Instituições Brasileiras de Ensino Superior. É o subcoordenador do Curso de Bacharelado em Design da UFSC.

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Published

2022-12-23

How to Cite

Alves, R. M., Reis, M. D. S., & Braviano, G. (2022). Quantitative research in design projects aimed at social inclusion: the use of multivariate analysis . DAT Journal, 7(4), 167–177. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.638