Imprevisibilidade na prática do audiovisual em tempo real

Autores

  • Tatiana Giovannone Travisani Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.649

Palavras-chave:

AV ao vivo, Live performance, Live cinema, Imprevisibilidade

Resumo

As performances audiovisuais em tempo real se caracterizam primordialmente pela construção narrativa não linear, onde o artista compõe a obra durante sua apresentação. Numa ação onde tanto os dados quanto a atuação são determinantes para o resultado final, através da integração entre artista- dispositivo-público e com isso a imprevisibilidade e o azar, resultam correlações únicas. Para o presente artigo discutiremos o processo técnico e criativo da prática de performance audiovisual em tempo real, possibilitando a compreensão do sistema como componentes em estado de interação, resultado de um conjunto de partes independentes, discutiremos sua formação a partir do conceito de códigos, meios e ritmos neste tipo de prática, assim como o papel do público. Para que as informações sejam visualizadas, traremos como estudo a experiência do dúo Clássicos de Calçada e suas performances realizadas em espaços de exibição, assim como de modo remoto pela web

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Biografia do Autor

Tatiana Giovannone Travisani, Universidade Anhembi Morumbi

Docente no PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi e na graduação do curso de Cinema e Audiovisual da mesma instituição. Coordena o grupo de pesquisa Além Telas: experiências no campo do audiovisual expandido. Pós-doutora pela ECA/USP, desenvolve trabalhos artísticos em vídeo arte, vídeo mappings, instalações, cinema expandido e performances sonoro-visuais com o Clássicos de Calçada, projeto em atividade desde 2013.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Giovannone Travisani, T. . (2022). Imprevisibilidade na prática do audiovisual em tempo real. DAT Journal, 7(3), 56–64. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.649