Artificial intelligence for clothing design innovation

research in the sector’s in- dustries in Minas Gerais

Authors

  • Wadson Gomes Amorim Universidade Vale do Rio Doce; Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Hérika Sendas Resende Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0006-8323-6220
  • Maria Regina Álvares Correia Dias Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7673-0611

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.887

Keywords:

Artificial Intelligence, Innovation, Design, Clothing industry

Abstract

This article explores the use of Artificial Intelligence (AI) as a potential strategy to enhance design innovation and add value to the fashion industry's value chain. Based on specialized literature, the paper discusses the profile of the textile and clothing sector in Brazil and Minas Gerais, as well as the current state of AI and its potential applications in various stages of the industry: design, materials, production, logistics and distribution, marketing, and sales. The research aims to understand and analyze the level of knowledge, adoption, interest, and importance of using AI in the product development process within the clothing industry of Minas Gerais. The study included 65 clothing manufacturing companies from 12 cities in the state. The results highlight the need for better AI education and strategies to overcome the barriers that prevent the effective implementation of AI technologies in the sector.

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Author Biographies

Wadson Gomes Amorim, Universidade Vale do Rio Doce; Universidade do Estado de Minas Gerais.

Graduado em Design Gráfico pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), e possui mestrado e doutorado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É professor no curso de graduação em Design Gráfico e no Programa de Pós-Graduação em Design da mesma universidade. Ele desenvolve projetos de pesquisa e extensão focados em Inteligência Artificial, Moda Virtual, Design de Superfície, Design Experimental e Design de Joias. Atuou como designer e consultor nas indústrias de confecção, automotiva e joalheira. Foi vencedor de prêmios como o Talento Design Volkswagen e o Prêmio Sebrae de Design.

Hérika Sendas Resende, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Graduada em Administração, atua como consultora da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Foi presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Governador Valadares (SINVEST) e da Criações Ananda Ltda. Ela trabalha no setor das indústrias têxteis, de confecções e calçados, além de participar da organização de eventos de moda em Minas Gerais, como o Minas Trend.

Maria Regina Álvares Correia Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, com mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. É professora nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde também coordena o Centro de Estudos de Teoria, Cultura e Pesquisa. Já atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design na mesma universidade. Trabalhou como designer no LBDI em Florianópolis, além de ter passagens por Itautec, Paradesign, Ethermídia e Pixeldesign. É editora da coleção dos Cadernos de Estudos Avançados em Design e editora-chefe da revista Pensamentos em Design.

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Published

2025-08-25

How to Cite

Amorim, W. G., Resende, H. S., & Dias, M. R. Álvares C. (2025). Artificial intelligence for clothing design innovation: research in the sector’s in- dustries in Minas Gerais. DAT Journal, 10(2), 56–76. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.887