Projectualities
genealogical sketch on the production of projective subjects in the 20th century
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.898Keywords:
Design History, Subjectivity, Design practice, FoucaultAbstract
Tomando a elaboração projetual da subjetividade enquanto prática de design, o presente estudo delineia um esboço genealógico das projetua- lidades que conformaram, ao longo do século XX, sujeitos projetivos. Após contextualizar o certame, assinalo duas projetualidades predominantes do século XX, a revolucionária e a integrada, e argumento que ambas fizeram do sujeito um locus de reintegração de técnicas e saberes por meio da prática projetual. Ao concluir que a integração total humano-máquina-ambiente permanece como norte das atuais práticas projetuais, este estudo contribui para a compreensão histórica do design enquanto meio de veiculação e ma- terialização de discursos, valores e condutas.
Downloads
References
Eickel, B.; Perassi, R. Estratégias Complementares De Mediação De Marca Tecnológica Na RedeSocial Online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO (CIKI), 15fev. 2023. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki. Online: 15fev. 2023. Disponível em: https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1294. Acesso em: 15jul. 2023.
Gil, A. C. 2009. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Global, Pacto. [s.d.]. Entenda o significado da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) e saiba como inserir esses princípios no dia a dia de sua empresa. Pacto Global Rede Brasil. [org.br]. Disponívelem: https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg. Acesso em: 15 jul. 2023.
Harari, Y. N. 2020. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. trad. Jorio Dauster. 1a. São Paulo: Companhia de Letras, 2020.
IEMA. Bold moves: How green marketing can help to deliver sustainability. 26 mar. 2021 Disponível em: https://www.iema.net/articles/bold-moves-how-green-marketing-can-help-to-deliver-sustainability. Acesso em: 16 jul. 2023.
Intelbras. 2022. Relatório de sustentabilidade 2021 Intelbras. Santa Catarina: Intelbras. Intelbras. 2023a. Brandbook. O guia da nossa essência. A marca. [Institucional]. Disponível em: https://brandbook.intelbras.com/a-marca/. Acesso em: 17 jul. 2023. (Informação Institucional). Intelbras. 2023b. @intelbras. 1 jun. 2023b. Feed - Perfil de Instagram. [Plataforma Instagram]. Disponível em: https://www.instagram.com/intelbras/. Acesso em: 16 jul. 2023.
Intelbras. 2023c. @souparceirointelbras. 2023c. Feed - Perfil de Instagram. [Plataforma Digital Instagram]. Disponível em: https://www.instagram.com/souparceirointelbras/. Acesso em: 17 jul. 2023.
Intelbras. 2023d. Sustentabilidade presente no site da Intelbras. 2023d. Site Institucional. Disponível em: https://www.intelbras.com/pt-br/institucional/descarte-de-produto. Acesso em: 17 jul. 2023.
Löbach, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. trad. Freddy VanCamp. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001.
Manuel, E.; Youn, S.; Yoon, D. Functional matching effect in CRM: Moderating roles of perceivedmessage quality and skepticism. Journal of Marketing Communications, v. 20, n. 6, p. 397–418, 2 nov. 2014. Disponível em: http://www.doi/abs/10.1080/13527266.2012.715587. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/13527266.2012.715587
MARTINS, J. R. Branding: Um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3a ed. São Paulo: GlobalBrands, 2006.
Perassi, R. L. de S. A visualidade das marcas institucionais e comerciais como campo designificação. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica deSão Paulo, São Paulo, 2001.
Ries, A.; Trout, J. Posicionamento: Como a mídia faz sua cabeça. trad. José Roberto Penteado. SãoPaulo: Pioneira, 1987.
Sampaio, R. Propaganda de a a z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Sant’Anna, A. 2006. Propaganda: teoria, técnica, prática. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Thomson Learning.
Wei, Chiou-Fong, Chang-Tang Chiang, Tun-Chih Kou, e Bruce C. Y. Lee. 2017. Toward Sustainable Livelihoods: Investigating the Drivers of Purchase Behavior for Green Products. Business Strategy and the Environment 26(5):626–39. doi: 10.1002/bse.1942. DOI: https://doi.org/10.1002/bse.1942
Willis, J.; Bofiliou, T.; Manili, A.; Reynolds, I. 2023. The Greenwashing Hydra. Planet Tracker.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 DAT Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.