Design and product portfolio management

Authors

  • Giorgio Leandro de Souza Universidade da Região de Joinville - Unville
  • Adriane Shibata Santos Univille

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.667

Keywords:

Design, Visual management, Product portfolio, Competitive strategies

Abstract

This article aims to provide reflections related to the attribution of the Industrial Designers in portfolio management and product strategies, transcending their focus on product development only  and transiting in the analysis of results of those strategies. It was verified the existence of an alignment between Design methods and monitoring of product performances, having as a background the product portfolio management. For the work development, the method of systematic bibliographic review was used, which sought to answer the question: "do the classic methods of Design help in the post-project follow-up?". As a result, the reflection comprises the breaking of a projectual barrier and the insertion of the designer as a strategic agent capable of providing a competitive differential, contributing to the product portfolio management, using their technical knowledge and their considerations and views about the systemic process of the organization's results, in the strategies alignment that bring the competitive differential focused on the attributes and mainly on the positioning of the products in the moving market.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giorgio Leandro de Souza, Universidade da Região de Joinville - Unville

Mestre em Design (Univille), especialista em Engenharia da Produção (Furb), especialista em Design Gráfico e Estratégia Corporativa (Univali) e graduado em Design Industrial Habilitação em Desenvolvimento de Produtos (Univali). Atua desde 2005 como docente no curso de Design Industrial (Univali). Na indústria, atua como gestor de produtos e contribui com a gestão estratégica do portfólio de produtos da empresa, monitorando o comportamento do mercado e identificando cenários. Possui amplo conhecimento em metodologias de desenvolvimento de produtos, projeto de produtos, materiais e sistemas de produção.

Adriane Shibata Santos, Univille

Doutora em Design pela PUC-Rio, mestra em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, especialista em Engenharia de Produto e Design pela PUC-PR e bacharela em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela UFPR. Atua como docente na Univille desde 2004, com projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de atuar profissionalmente com desenvolvimento de produto e gestão de Design. São áreas de atuação e interesse: Design e sustentabilidade; inovação em Design; inovação social; Design e contexto urbano; sistemas produto-serviço (PSS).

References

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de produto. São Paulo: Blucher, 2011.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

BÜRDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.

COSTA, E. A. D. Gestão estratégica. São Paulo: Saraiva, 2006.

DURAND. D. D. T. Análise do portfólio de produtos: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Dissertação em Engenharia de Produção) - São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2005.

GOVINDARAJAN, V. O desafio da inovação: fundamentos para construir empresas inovadoras em meio a incertezas e complexidades. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. Pesquisa de inovação: 2014. PINTEC: 2014. IBGE: Rio de Janeiro, 2016.

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. Pesquisa de inovação: 2017. PINTEC: 2017. IBGE: Rio de Janeiro, 2020.

JOHNSON, S. De onde vêm as boas ideias. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. 3. ed. [S.l.]: Publicado pela FINEP (Financiadora de Estdos e Projeto), 2006.

PORTER, M. Estratégia competitiva. Técnicas para análise de indústrias. Rio de janeiro: Elsevier, 2005.

SCHERER, F. O.; SELISTRE, M. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo: Carlomagno, 2016.

UOTANI, M. M.; HAMZA, K. M.; BONTEMPO, C. P. Ferramentas de gestão de portfólio e suas contribuições para a elaboração de estratégias de crescimento e estratégias competitivas – Estudo de caso. Revista Jovens Pesquisadores, 21, p. 63-85, jul./ dez. 2014.

VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

WDO. Definition of Industrial Design. 2015. Disponível em: <https://wdo.org/about/definition/>. Acesso em: 10 set 2022.

ZILLNER, S.; KRUSCHER, B. A arte da inovação conduzindo o futuro das organizações. [S.l.]: School of International Business and Entrepreneurship, 2014.

Published

2022-12-23

How to Cite

de Souza, G. L., & Shibata Santos, A. (2022). Design and product portfolio management. DAT Journal, 7(4), 234–253. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.667