Design e a gestão de portfólio de produtos

Autores

  • Giorgio Leandro de Souza Universidade da Região de Joinville - Unville
  • Adriane Shibata Santos Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.667

Palavras-chave:

Design, Gestão visual, Portfólio de produtos, Estratégias competitivas

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar reflexões relacionadas à atribuição do designer industrial transcendendo o seu DNA de desenvolvimento de produto e transitando nas análises dos resultados desses produtos, analisando seus desempenhos e participando da gestão do portfólio e de estratégias. Verificou-se a existência de um alinhamento entre métodos de Design e o acompanhamento das performances dos produtos, tendo como background a gestão de portfólio de produtos. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se o método de revisão sistemática bibliográfica, que buscou responder à pergunta: “os métodos clássicos de Design auxiliam no acompanhamento pós-projeto?”. Como resultado, a reflexão compreende o rompimento da barreira projetual e a inserção do designer como um agente estratégico capaz de proporcionar diferencial competitivo, contribuindo na gestão do portfólio de produtos, utilizando-se de seu conhecimento técnico e suas considerações e olhares acerca do processo sistêmico dos resultados da organização, no alinhamento das estratégias que trazem o diferencial competitivo focado nos atributos e principalmente no posicionamento dos produtos no mercado em movimento.

 

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Biografia do Autor

Giorgio Leandro de Souza, Universidade da Região de Joinville - Unville

Mestre em Design (Univille), especialista em Engenharia da Produção (Furb), especialista em Design Gráfico e Estratégia Corporativa (Univali) e graduado em Design Industrial Habilitação em Desenvolvimento de Produtos (Univali). Atua desde 2005 como docente no curso de Design Industrial (Univali). Na indústria, atua como gestor de produtos e contribui com a gestão estratégica do portfólio de produtos da empresa, monitorando o comportamento do mercado e identificando cenários. Possui amplo conhecimento em metodologias de desenvolvimento de produtos, projeto de produtos, materiais e sistemas de produção.

Adriane Shibata Santos, Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutora em Design pela PUC-Rio, mestra em Saúde e Meio Ambiente pela Univille, especialista em Engenharia de Produto e Design pela PUC-PR e bacharela em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela UFPR. Atua como docente na Univille desde 2004, com projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de atuar profissionalmente com desenvolvimento de produto e gestão de Design. São áreas de atuação e interesse: Design e sustentabilidade; inovação em Design; inovação social; Design e contexto urbano; sistemas produto-serviço (PSS).

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

de Souza, G. L., & Santos, A. S. (2022). Design e a gestão de portfólio de produtos. DAT Journal, 7(4), 234–253. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.667