Desafios e habilidades de negócios essenciais para designers freelancers na indústria criativa
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i3.1078Palavras-chave:
Design, Empreendedorismo, Indústria Criativa, FreelancersResumo
Este estudo aborda o empreendedorismo na Indústria Criativa, focando nos desafios e competências de freelancers de design para construir negócios sustentáveis. Com base em pesquisa bibliográfica e questionário aplicado entre abril e maio de 2024, identificaram-se como principais desafios a precificação, a prospecção de clientes e a gestão do tempo. Apesar de demonstrarem boas habilidades em comunicação e organização, os participantes revelaram carências em finanças e empreendedorismo. A ausência de um planejamento estruturado também se destacou como fator crítico. O estudo recomenda o uso de ferramentas como o Business Model Canvas para melhorar a estruturação dos negócios e sugere que pesquisas futuras investiguem a atuação de freelancers em redes colaborativas e a eficácia de modelos de formação continuada.
Downloads
Referências
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Elsevier, Eds.). p.249. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
FIRJAN. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, 2022. (https://casafirjan.com.br/sites/default/files/2022-07/Mapeamento%20da%20Ind%C3%BAstria%20Criativa%20no%20Brasil%202022.pdf).
MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano da Secretaria da Economia Criativa: Política, diretrizes e ações 2011 a 2014. 1 ed. Brasília, 2011.
MOZOTA, B. B. de; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SEBRAE. Cartilha O Quadro de Modelo de Negócios: Um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios, 2013.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários - Rio de Janeiro, RJ: Atlas Books, 2011.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 DAT Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.





















