Personalización masiva y reconfiguración dinámica de productos incompletos

Autores/as

  • Alice Bodanzky
  • Jorge Roberto Lopes dos Santos
  • Cláudia Mont’Alvão
  • Manuela Quaresma

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.111

Palabras clave:

Customização em massa, Projeto de produto, Produtos incompletos

Resumen

O artigo trata do tema da customização em massa em relação a processos contemporâneos de produção e de consumo cada vez mais digitalizados. Discute abordagens e desafios do projeto de produtos dentro da lógica tradicional da customização. Apresenta os conceitos de “produto incompleto” e “reconfiguração dinâmica” como resposta a avanços recentes, em especial, a introdução de tecnologias de interação com usuários, a crescente relevância dos contextos de uso e os modelos de negócio baseados nas relações de serviço. Conclui com alguns desdobramentos promissores do ponto de vista da evolução de estratégias de customização de produtos físicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDERSON, C. Makers: The New Industrial Revolution. New York: Crown Business, 2012.

CARPO, M. The Alphabet and the Algorithm. MIT Press, 2011.

DAVIES, P.; NG, I. Moving towards the Incomplete: A Research Agenda for the Development of Future Products in the Digital Economy. Procedia Manufacturing, 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2015) and the Affiliated Conferences, AHFE 2015. v. 3, p. 3368–3374, 2015.

DAVIS, S. M. Future Perfect. Boston: Addisonc Wesley, 1987.

ELLENA, T. et al. The Helmet Fit Index: An intelligent tool for fit assessment and design customisation. Applied Ergonomics, v. 55, p. 194–207, 2016.

FERGUSON, S. M.; OLEWNIK, A. T.; CORMIER, P. A review of mass customization across marketing, engineering and distribution domains toward development of a process framework. Research in Engineering Design, v. 25, n. 1, p.11–30, 2014.

NG, I. et al. Contextual variety, Internet-of-Things and the choice of tailoring over platform: Mass customisation strategy in supply chain management. International Journal of Production Economics, v. 159, p. 76–87, 2015.

PILLER, F. T. Mass Customization: Reflections on the State of the Concept. International Journal of Flexible Manufacturing Systems, v. 16, n. 4, p. 313–334, 2004.

RAFFLE, H. S.; PARKES, A. J.; ISHII, H. Topobo: A Constructive Assembly System with Kinetic Memory. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Anais...: CHI ’04.New York, NY, USA: ACM, 2004Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/985692.985774. Acesso em: 1 set. 2016

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1–17, jan. 2004.

YANG, B.; BURNS, N. Implications of postponement for the supply chain. International Journal of Production Research, v. 41, n. 9, 2003.

ZIPKIN, P. The Limits of Mass Customization. MIT Sloan Management Review, v. 42, n. 3, p.81–87, 1997.

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

Bodanzky, A., dos Santos, J. R. L., Mont’Alvão, C., & Quaresma, M. (2019). Personalización masiva y reconfiguración dinámica de productos incompletos. DAT Journal, 4(1), 52–64. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.111