La silla como retrato del cuerpo humano: la representatividad del objeto para diseñadores / artistas

Autores/as

  • Adriana Sousa Fernandes
  • Suzi Maria Mariño
  • Maria Virginia Gordilho

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.112

Palabras clave:

Cadeira e corpo humano, Design-arte, Aspectos da forma

Resumen

A cadeira assenta o corpo humano, identifica e reflete a memória de sua silhueta e dá significado àquilo que reproduz, algo ou alguém, pois existe uma presença que sugere uma imagem semelhante, um espelho. Partindo da questão “Como interpretar a semelhança formal da cadeira com o corpo? ”, a pesquisa tem por objetivo mostrar a cadeira como a própria expressão do corpo, que, por sua vez, é o fato gerador de sua forma. Para a realização deste estudo, foi utilizado o método comparativo e descritivo, a partir do qual foi feita uma investigação sobre o móvel produzido por designers-artistas, possibilitando uma comparação da morfologia adaptada ao artefato. Estas, possuem formas de corporeidade, com as quais fizemos comparações e sobreposições artísticas, demonstrando a utilização do corpo como imagem de valor universal, no qual o mesmo é um desejo da forma que se indicia pela cadeira, ocasionando novas percepções sensoriais.

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Publicado

2019-05-10

Cómo citar

Fernandes, A. S., Mariño, S. M., & Gordilho, M. V. (2019). La silla como retrato del cuerpo humano: la representatividad del objeto para diseñadores / artistas. DAT Journal, 4(1), 65–79. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.112