Una bomba lanzada
Reflexões sobre motivos e efeitos do Yarnbombing
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.131Palabras clave:
Yarnbombing, Craftivismo, Espaço urbano, Trabalhos de agulhaResumen
O presente artigo apresenta a prática do yarnbombing como tomada de posição e responsabilidade do(s) praticante(s) sobre o espaço em que vive(m). Essas intervenções urbanas acontecem a partir da re-territorialização dos atos anônimos e domésticos dos trabalhos de agulha que se estendem sobre o espaço público, em que grupos constroem discursos e possíveis diálogos com o público, de forma lúdica e palpável, por meio do craftivismo, forma de ativismo que se utiliza destes instrumentos, materiais e técnicas tão familiares.
Questiona-se, portanto se, ao explodir, uma bomba de fios traz como impacto o enredamento entre a mensagem de quem lança a bomba, a leitura de quem é atingido por ela e os efeitos sobre a paisagem.
Descargas
Citas
AGOSÍN, Marjorie. Scraps of Life: Chillean Arpilleras. New Jersey: The Red Sea Press, 1987.
CARPENTER, Ele. Activist Tendencies in Craft. (2010) In: Concept Store. Arnolfini Journal. Bristol. April 2010.
GOSTELOW, Mary. Embroidery: traditional designs, techniques and patterns all over the world. Nova Iorque: Arco Publishing, 1983.
MANN, Joanna. Towards a politics of whimsy: yarn bombing the city (2015). In: Area, 47.1, 65-72.
PARKER, Rozsika. The Subversive Stitch, embroidery and the making of the feminine. Londres: I.B.Tauris, 2010.
SPAMPINATO, Francesco. Come Together, the rise of cooperative art and design. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2015.
RESTANY, Pierre. Hundertwasser: o pintor-rei das cinco peles - Editora Taschen, 2008.