Una bomba lanzada

Reflexões sobre motivos e efeitos do Yarnbombing

Autores/as

  • Regina Barbosa
  • Gilbertto Prado

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.131

Palabras clave:

Yarnbombing, Craftivismo, Espaço urbano, Trabalhos de agulha

Resumen

O presente artigo apresenta a prática do yarnbombing como tomada de posição e responsabilidade do(s) praticante(s) sobre o espaço em que vive(m). Essas intervenções urbanas acontecem a partir da re-territorialização dos atos anônimos e domésticos dos trabalhos de agulha que se estendem sobre o espaço público, em que grupos constroem discursos e possíveis diálogos com o público, de forma lúdica e palpável, por meio do craftivismo, forma de ativismo que se utiliza destes instrumentos, materiais e técnicas tão familiares.
Questiona-se, portanto se, ao explodir, uma bomba de fios traz como impacto o enredamento entre a mensagem de quem lança a bomba, a leitura de quem é atingido por ela e os efeitos sobre a paisagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGOSÍN, Marjorie. Scraps of Life: Chillean Arpilleras. New Jersey: The Red Sea Press, 1987.

CARPENTER, Ele. Activist Tendencies in Craft. (2010) In: Concept Store. Arnolfini Journal. Bristol. April 2010.

GOSTELOW, Mary. Embroidery: traditional designs, techniques and patterns all over the world. Nova Iorque: Arco Publishing, 1983.

MANN, Joanna. Towards a politics of whimsy: yarn bombing the city (2015). In: Area, 47.1, 65-72.

PARKER, Rozsika. The Subversive Stitch, embroidery and the making of the feminine. Londres: I.B.Tauris, 2010.

SPAMPINATO, Francesco. Come Together, the rise of cooperative art and design. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2015.

RESTANY, Pierre. Hundertwasser: o pintor-rei das cinco peles - Editora Taschen, 2008.

Publicado

2019-08-05

Cómo citar

Barbosa, R., & Prado, G. (2019). Una bomba lanzada: Reflexões sobre motivos e efeitos do Yarnbombing. DAT Journal, 4(2), 69–76. https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.131