Imagen, diseño y narrativa expográfica

uma leitura crítica da curadoria ISSOÉOSSODISSO

Autores/as

  • Priscila Almeida Cunha Arantes

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.150

Palabras clave:

Arte, Imagem, Design Expográfico, Curadoria, Paço das Artes

Resumen

Ao longo do século XX e XXI, com o início de uma nova etapa na história da cultura baseada na presença cada vez mais constante dos aparatos midiáticos e imagéticos, percebe-se o despontar de uma série de pensadores que tomam as mídias e as imagens como ponto de partida para o desenvolvimento teórico. Partindo deste pressuposto o presente artigo divide-se em três partes. Na primeira, analisamos o pensamento de Vilém Flusser e Walter Benjamin que apontam para a importância das imagens na construção da narrativa histórica. Na segunda, discutimos ‘o pensamento por imagens’ do
historiador da arte Aby Warburg . Por último e como estudo de caso, realizamos uma leitura crítica da exposição ISSOÉOSSODISSO da artista Lenora de
Barros, apresentada no Paço das Artes em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade no ano de 2016.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Arantes, Priscila. 2005. Arte @ Mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo, FAPESP/Editora Senac.

Arantes, Priscila 2016. ISSOEOSSODOSSO. São Paulo: Paço das Artes.

Arantes, Priscila. 2005. Arte @ Mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo, FAPESP/ Editora Senac.

ARANTES Priscila; OLIVEIRA, Mirtes. Design e Ativismo. DAT Journal Design Art and Technology, Vol 4 No 2 (2019). Editorial, p.1-2. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/124/103. Acesso em: 26 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124

ARANTES, Priscila; PRADO, Gilbertto. (2019). Expanded Circuits and Poetic re-writings: Circuito Alameda. Proceedings of the 25th International Symposium on Electronic Art. Gwangju, Korea: Art Center Nabi. Disponível em: http://j.mp/2Y893FU Acesso em: 26 set. 2019. P. 679-682.

BARBOSA, Valéria; ARANTES, Priscila. O fora de série na produção da ,ovo DATJournal v.4 n.2 (2019), 122-134. Disponível em: <https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/137>. Acesso em: 26 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.137

CATROPA, Andrea; PRADO, Gilbertto. 2018. “Designed Words: Aesthetics of the Future in Brazilian Concrete Poetry.” The International Journal of Visual Design 12 (4): 35-53. doi:10.18848/2325-1581/CGP/v12i04/35-53. DOI: https://doi.org/10.18848/2325-1581/CGP/v12i04/35-53

Flusser, Vilém (1985). Filosofia da caixa preta - Ensaios para uma futura filosofia da fotografia.

Flusser, V, 2007. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. rganizado por Rafael Cardoso. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify.

PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (Org.). 2016. Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo : ECA/USP. Disponível em: <http://poeticasdigitais.net/POETICAS/assets/dialogostransdisciplinares.pdf>. Acesso em: 03 dec. 2018.

VENTURELLI Suzete; ROCHA Cleomar; SILVA, Teófilo Augusto da; COUTINHO, Cláudio; REIS, Artur Cabral Reis; MARTINS, Tainá e HARGREAVES, Prahlada. Poiesis do corpo. IN: DATJournal v. 3 n. 1 (2018): DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.78

Publicado

2019-12-06

Cómo citar

Almeida Cunha Arantes, P. (2019). Imagen, diseño y narrativa expográfica: uma leitura crítica da curadoria ISSOÉOSSODISSO. DAT Journal, 4(3), 96–106. https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.150