Investigación-acción: relaciones con diseño

Autores/as

  • Alais Souza Ferreira
  • Larissa Fontoura Berlato
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
  • Gilson Braviano

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.177

Palabras clave:

Investigación-acción, Investigación-acción., Diseño

Resumen

La investigación-acción es una estrategia metodológica de investigación social que tiene como objetivo la acción como una intención de cambio. Esta acción consiste en resolver o al menos aclarar los problemas de la situación observada. Este método pretende involucrar directamente a los grupos sociales en la búsqueda de soluciones a sus problemas y promueve una mayor articulación entre la teoría y la práctica en la construcción de nuevos conocimientos. Este artículo tiene como objetivo identificar las posibles contribuciones de la investigación de acción en los procesos de diseño, caracterizarse como un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo. Se establece, al final, que la investigación de acción puede contribuir a ayudar al diseñador a comprender el contexto; identificación de las necesidades de los actores involucrados y los problemas de una situación determinada; en la selección de técnicas y herramientas que se utilizarán en el proceso; diálogo entre todos los actores; en el análisis e interpretación de la información recopilada; y en la formulación de una solución de forma colaborativa o cocreativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AROS, K. Elicitação do processo projetual do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Florianópolis, SC, 2016.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Editora Plano, 2002.

BERLATO, L. F. A abordagem sistêmica da gestão de design na inovação social em uma unidade de conservação. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

BEST, K. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CANONICA, R.; PEIXE, R. P.; ANDRADE, I. T. de; COSTA, R. da. DZART: investigação acerca das possibilidades metodológicas do design e seu uso em processos de artesania. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, P&D, 12., 2016, Belo Horizonte. Anais eletrônicos […]. São Paulo: Blucher, 2016. DOI: 10.5151/despro-ped2016-0443. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3.amazonaws.com/designproceedings/ped2016/0443.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming critical: education, knowledge and action research. London, Philadelphia: Palmer, 1986.

CHEIN, A.; COOK, S. W.; HARDING, J. The field of action research. American Psychologist, Washington, n. 3, p. 43-50, 1948. DOI: 10.1037/h0053515. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1948-03013-001. Acesso em: 03 abr. 2019.

CORRÊA, G. R.; SARMIENTO, J.; PEREIRA, W. D. Contribuições do design para o bem estar social: o Programa CASOS-Catadores de Sonhos. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 170-193, 2017. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/490. Acesso em: 14 mar. 2019.

COREY, S. M. Action research, fundamental research and educational practice. Teachers College Record, Nova York, n. 50, p. 509-514, 1949.

COREY, S. M. Action research to improve school practices. Nova York: Teachers’ College Press, 1953.

COSTA, M. C. V. A caminho de uma pesquisa-ação crítica. Educação e Realidade, v. 16, n. 2, Porto Alegre, 1991.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: SAGE, 2010.

DALLAGNOL, V. Como a gamificação pode contribuir no processo da gestão de design. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

DEMO, P. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.

DESHLER, D.; EWERT, M. Participatory action research: tradition and major assumptions. Disponível em: http://www.PARnet.org/parchive/doc/deshler_95/. Acesso em: 28 mai. 1995.

EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos: Edufscar, 2004.

FALS BORDA, O. Conocimiento y poder popular: lecciones con campesinos de Nicaragua, México y Colombia. Bogotá: Siglo XXI, 1986.

FERREIRA, A. S. Ludificação e gamificação no processo de seleção de estratégia instrucional aplicada à gestão de design, associada à abordagem sistêmica e à prototipagem de serviço. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

FONTANA, M. I. A investigação-ação e a relação teoria e prática na formação continuada de professores. 2014. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/A%20INVESTIGA%C3%87%C3%83OA%C3%87%C3%83O%20E%20A%20RELA%C3%87%C3%83O%20TEORIA%20E%20PR%C3%81TICA%20NA%20FORMA%C3%87%C3%83O%20CONTINUADA%20DE%20

PROFESSORES.pdf. Acesso em: 13 jul. 2017.

FRAGA, P. G. R.; GIONGO, M. A.; MACEDO, L. F. de; SILVA, V. L. F. da; GUARIENTI, G. R.; LINDEN, J. C. de S. V. D.; RUTHSCHILLING, E. A.; JACQUES, J. J. de;

BERNARDES, M. M. e S. Pesquisa-ação na pesquisa em design: uma análise das publicações da Design Studies de 1986 a 2017. In: LINDEN, J. C. de S. V. D.;

BRUSCATO, U. M.; BERNARDES, M. M. e S. (Orgs.). Design em pesquisa. v. 2. Porto Alegre: Marcavisual, 2018. p. 523-540. Disponível em: https://www.
lume.ufrgs.br/handle/10183/178694. Acesso em: 14 mar. 2019.

FREIRE, P. Creating knowledge: a monopoly. Nova York: Harper, 1982.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GRABAUSKA, C. J.; BASTOS, F. Investigação-ação educacional: possibilidades críticas e emancipatórias na prática educativa. 1998. Disponível em: http://www2.uca.es/HEURESIS/heuresis98/v1n2-2.html. Acesso em: 13 jul. 2017.

HUGON, M. A.; SEIBEL, C. (Orgs.). Recherches impliquées, recherches action: le recherches action cas de l’éducation: synthèse des contributions et des débats du colloque organisé par Institut National de la Recherche Pédagogique. Paris: INRP, 1986.

HART, E.; BOND, M. Action research for health and social care: a guide to practice. Buckingham: Open University Press, 1997.

KUOSA, T.; WESTERLUND, L.; INKINEN, S.; KOSKINEN, J. Service design: on the evolution of design expertise. 2012. Disponível em: https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/51405/Kuosa_Tuomo_Lamk_2012.pdf. Acesso em: 06 ago. 2017.

LE BOTERF, G. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 51-81.

LEWIN, K. Action research and minority problems. Journal of Social Issues, n. 2, p. 34-36, 1946. DOI: 10.1111/j.1540-4560.1946.tb02295.x.

LIPPITT, R.; WATSON, J.; WESTLEY, B. The dynamics of planned change. Nova York: Harcourt Brace, 1958.

LÖBACH, B. Design Industrial. São Paulo: Editora Edgar, 2001.

MANZINI, E. Design para Inovação Social e Sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E papers, 2008.

MANZINI, E. Design culture and dialogic design. Design Issues, v. 32, n. 1, p. 52-59, 2016. DOI:
10.1162/DESI_a_00364. Disponível em: https://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/DESI_a_00364. Acesso em: 27 ago. 2017.

MANZINI, E. Design: Quando Todos Fazem Design. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017.

MARQUES, A. M. Possibilidades do design thinking para a implementação de serviços públicos inovadores: uma pesquisa-ação em gestão pública na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/20598.
Acesso em: 14 mar. 2019.

MOREIRA, B. R.; MOREIRA, M.; BERNARDES, S; ALMENDRA, R. A. Gestão do design na prática: discussão dos fatores humanos e processuais envolvidos. Gestão & Tecnologia De Projetos, v. 13, n. 1, p. 59-74, 2018. DOI: 10.11606/gtp.v13i1.109576. Disponível em: http://www.journals.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/109576. Acesso em: 14 mar. 2019.

MOREIRA, B. R.; MOREIRA, M.; BERNARDES, S; VAN der LINDEN, J. C. de S. Implementação simultânea de práticas de design em empresas desenvolvedoras de produtos. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 44-65, 2016. Disponível em: https://www.eed.emnuvens.com.br/design/article/view/344/230. Acesso em: 14 mar. 2019.

MOZOTA, B. B. de. Gestão do design: Usando o design para construir o valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MUNIZ, M. O. A prática sistêmica do design em comunidades tradicionais locais como forma de promoção de inovações sociais: caso Guarda do Embaú. 2009. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) - Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. DOI: 10.1590/S1517-97022005000300013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03 abr. 2019.

PINHEIRO, T.; COLUCCI JR., J.; MELO, I. de. Human-Centered Design: kit de ferramentas. 2009. Disponível em: http://www.uxdesign.blog.br/pesquisa-com-usuarios/human-centered-design-kit-de-ferramentas/. Acesso em: 29 Ago. 2017.

SEIN, M. K.; HENFRIDSSON, O.; PURAO, S.; ROSSI, M.; LINDGREN, R. Action design research.

MIS Quarterly, v. 35, n. 1, p. 37-56, mar. 2011. DOI: 10.2307/23043488. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi10.1.1.462.3275&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

SILVA, C. S. da. Abordagem sistêmica com foco na gestão de design sustentável: o caso Nuovo Design. 2012. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) - Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

SILVA, C. S. da. Design conectivo: uma ferramenta sistêmica para identificação, mensuração, representação e avaliação de interações. 2018. Dissertação (Doutorado em Design) - Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

SOMMER, R.; AMICK, T. Pesquisa-ação: ligando pesquisa à mudança organizacional. [Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais. n.4]. Brasília: UnB; 1984. Disponível em: http://www.unb.br/ip/lpa/pdf/04Action.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, São Paulo, 2005. DOI: 10.1590/S1517-97022005000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03 abr. 2019.

VIRGILLITO, S. B. Pesquisa de marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.

Publicado

2020-03-27

Cómo citar

Ferreira, A. S., Berlato, L. F., Figueiredo, L. F. . G. de, & Braviano, G. . (2020). Investigación-acción: relaciones con diseño. DAT Journal, 5(1), 170–189. https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.177