Enfoque de los conceptos de diseño y fabricación en un entorno de aprendizaje de inclusión digital

Autores/as

  • Alex Garcia
  • Juliana Henno
  • Paulo Eduardo Fonseca Campos
  • André Fleury

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i2p51-61

Palabras clave:

Inclusão digital, CAD-CAM, Jovens, Mobiliário, Conceitos de design, Software de código aberto

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de inclusão digital promovido pelo programa Fab Social, que tem como principal objetivo desenvolver habilidades básicas de design entre jovens moradores da periferia, promovendo o acesso a software de código aberto para desenho e processos de fabricação digital. Com a proposta aqui abordada foi possível para os participantes explorarem conceitos de design na medida em que modelavam e fabricavam digitalmente seus próprios objetos. O projeto foi realizado em duas fases: a primeira em 2013 e a segunda em 2014, ambas em CEUs (Centro de Educação Uni cada) localizados na periferia da cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo. Aplicando uma abordagem exploratória, o estudo parte do pressuposto de que jovens leigos na área do design e da computação grfica poderiam se benficiar do acesso às tecnologias ao vivenciarem a atividade de criar e materializar seus próprios modelos. Os resultados obtidos pelos participantes ao nal da segunda fase indicaram uma clara melhoria na representação gráfica individual ao se retratar o objeto. Os autores esperam que esses resultados possam servir como uma alternativa de abordagem da prática projetual, indicando um possível desenvolvimento da representação grfica por meio das tecnologias digitais.

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Publicado

2016-12-27

Cómo citar

Garcia, A., Henno, J., Campos, P. E. F., & Fleury, A. (2016). Enfoque de los conceptos de diseño y fabricación en un entorno de aprendizaje de inclusión digital. DAT Journal, 1(2), 51–61. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i2p51-61