El cuerpo, la cámara y el acto de fotografiar
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.74Palabras clave:
Fotografia, Dispositivo Fotográfico, Processos ArtísticosResumen
Este artigo apresenta uma proposta de leitura ampliada sobre o dispositivo fotográfico, sendo a câmera fotográfica um elemento importante na construção de um pensamento em fotografia. Ao olhar a câmera como um corpo não redutível apenas às suas possibilidades técnicas, vemos que seus recursos orientam deslocamentos no espaço, sendo fundamentais na construção de um determinado ponto de vista em relação a um assunto. A partir dessas considerações iniciais, são apresentados diversos exemplos no contexto da fotografia como linguagem artística, com o objetivo de oferecer uma leitura sobre a presença da câmera na produção fotográfica, nos estudos teó- ricos e a consequente influência e diálogo com a imagem propriamente dita.
Descargas
Citas
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão / Rudolf Arnheim. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o video e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
GOMBRICH, Ernest Hans. A história da arte. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.
HACKING, Juliet. Tudo sobre fotografia. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto – redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. Introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SAGGESE, Antonio José. Noir, a noite na metrópole. Fotografias cinéticas. 2015. DVD.