El diseño como herramienta para acercar la academia al mercado

Un estudio de caso de una consultoría con la SECTI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.865

Palabras clave:

Design Thinking, Innovación, Marco de trabajo, Startups, Educación

Resumen

El artículo explora el uso de Design Thinking para abordar un desafío presentado por una Secretaría Municipal de Ciencia, Tecnología e Innovación (SECTI) en colaboración con una institución de educación superior. El objetivo era fomentar el desarrollo de startups en la ciudad, fortaleciendo la conexión entre la SECTI y el ecosistema académico. La investigación empleó entrevistas semiestructuradas y la metodología del Doble Diamante para identificar hipótesis y proponer soluciones. Como resultado, el equipo desarrolló un marco de trabajo para guiar acciones futuras, contribuyendo a una mejor gestión de la propiedad intelectual e impulsando la innovación aplicada. El proceso evidenció la importancia de la empatía, adaptabilidad y experimentación continua para el éxito de proyectos complejos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diogo Amorim de Araújo, CESAR School

Biólogo de formação (UFPE), cientista ambiental, mestre (UFPE) e doutor em biologia vegetal (UNESP). Consultor ambiental desde 2006, atua principalmente em análises do meio biótico, conformidade ambiental de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, desenvolvimento de projetos de impacto social e ambiental. Já atuou em projetos de Energia Solar Fotovoltaica. Atualmente é Analista ESG do CESAR.

Pedro Paulo Cardoso Monteiro Formiga, CESAR School

Gestor de comunidades de educação em tecnologia. Possui graduação em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB (2017), pós-graduação em Marketing Estratégico e Comunicação Corporativa pela Ibramerc (2019) e pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNA (2021). Atualmente é mestrando no curso de Mestrado Profissional em Design na CESAR School.

Raísa Maria Rodrigues Galindo, CESAR School

Cientista Política com ênfase em Relações Internacionais pela UFPE (2018), realizou pesquisas na área de partidos políticos e eleições e na área de políticas públicas. Profissional com experiência em Negócios, especialmente em Product Marketing. Atualmente é estudante de Mestrado Profissional em Design na CESAR School e tem interesse em pesquisas de Design de Negócios, Design de Serviços e Design Social.

Renata Barros de Albuquerque, CESAR School

Arquiteta e Urbanista pela UFPE (2019), com graduação sanduíche pelo Ciência sem Fronteiras (2014–2015), pós-graduação em Master em Arquitetura e Lighting pelo IPOG Recife (2021) e pós-graduação em Metodologias de Ensino à Distância pela UNAMA (2023). Já atuou na tutoria do curso EaD de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores do Grupo Ser Educacional. Atualmente é mestranda no Mestrado Profissional em Design na CESAR School e arquiteta no escritório Liriá Arquitetura, em Recife.

Thaís Oliveira Bomfim, CESAR School

Engenheira de Produção pela Universidade Tiradentes/SE (2020), possui especialização em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC/RS (2022). Atualmente é mestranda no curso de Mestrado Profissional em Design na CESAR School. Atua como gerente de projetos de inovação e empreendedorismo ligados especialmente ao desenvolvimento de startups.

Willian das Neves Grillo, CESAR School

Atua como Design Lead no CESAR. Mestre em Design pela CESAR School. Atua em pesquisas envolvendo Design de Serviços, Sustentabilidade e Interação Veicular. Doutorando em Engenharia de Software pela CESAR School.

Citas

BROWN, Tim. Design thinking. Harvard Business Review, [s. l.], v. 86, n. 6, p. 84–92, 2008.

BROWN, Tim. Design thinking: uma poderosa metodologia para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

OLIVEIRA, Silvaney de; GUIMARÃES, Orliney Maciel; FERREIRA, Jacques de Lima. As entrevistas semiestruturadas na pesquisa qualitativa em educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 210–236, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023210. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21779. Acesso em: 22 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723824552023210

OSTERWALDER, Alexander et al. Value Proposition Design: Como construir propostas de valor inovadoras. Alta Books Editora, 2019.

Programa UniverCidade chega para integrar a academia, o ambiente de inovação e o setor produtivo em prol do desenvolvimento científico e da geração do emprego e renda. Portal de Notícias da Prefeitura do Recife, Recife, 27 de maio de 2024. Transformação Digital. Disponível em: <https://www2.recife.pe.gov.br/noticias/27/05/2024/programa-univercidade-chega-para-integrar-academia-o-ambiente-de-inovacao-e-o>. Acesso em: 28 de agosto de 2024.

STICKDORN, M; HORMESS, M; LAWRENCE, A; SCHNEIDER, J. Isto é Design de Serviço na Prática: Como Aplicar o Design de Serviço no Mundo Real: Manual do Praticante. 1ª edição. ed. Porto Alegre: Bookman, 2020.

Publicado

2025-04-14

Cómo citar

Araújo, D. A. de, Formiga, P. P. C. M., Galindo, R. M. R., Albuquerque, R. B. de, Bomfim, T. O., & Grillo, W. das N. (2025). El diseño como herramienta para acercar la academia al mercado: Un estudio de caso de una consultoría con la SECTI. DAT Journal, 10(1), 167–179. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.865