Uma Linha, Duas Áreas, Três Fases e um Hiato
A Produção em Ergonomia do Ambiente Construído no PPErgo UFPE (2015–2025)
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.1016Palavras-chave:
Ambiente Construído, Ergonomia, Metodologia de PesquisaResumo
Este artigo mapeia e analisa tendências recentes nas pesquisas sobre Ergonomia do Ambiente Construído, a partir da caracterização de dissertações de mestrado desenvolvidas na linha de pesquisa em Ergonomia e Usabilidade do Ambiente Construído e de Sistemas (Linha 1), do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco (PPErgo/UFPE). Foram analisados 40 trabalhos desenvolvidos entre 2015 e 2025 no âmbito da Linha 1. A partir de uma abordagem bibliométrica combinada com análises qualitativas, foram levantados e examinados dados sobre a produção da Linha 1 como um todo, com destaque para os trabalhos da área de Ambiente Construído, além de informações sobre a formação prévia dos discentes e a atuação docente. Os resultados indicam que a produção na área de Ambiente Construído apresenta quatro fases distintas, com maior tradição nas áreas temáticas de avaliação ergonômica, acessibilidade e percepção ambiental. Observa-se, ainda, a consolidação do uso de determinadas metodologias, entre as quais se destacam: MEAC, Multimétodos e Teoria das Facetas.
Downloads
Referências
FERRER, N.; SARMENTO, T.; PAIVA, M. A MEAC DE VILMA VILLAROUCO: Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído. Curitiba: CRV, 2023. DOI: https://doi.org/10.24824/978652513469.7
FULGÊNCIO, V. Expressão Gráfica Arquitetônica: um estudo sobre a relação entre os sujeitos, o meio e a produção acadêmica na construção do conhecimento. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, João Pessoa, 2021.
KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar: Duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A Árvore do Conhecimento: As bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Pala Athenas, 2001.
MORIN, E. A Cabeça Bem Feita. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PIOTROWSKI, C.; WATT, J. Applied Ergonomics: Contemporary Research Trends and Understudied Areas of Scholarly Investigation. North American Journal of Psychology, v. 27, n.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DAT Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.