Uma Linha, Duas Áreas, Três Fases e um Hiato

A Produção em Ergonomia do Ambiente Construído no PPErgo UFPE (2015–2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.1016

Palavras-chave:

Ambiente Construído, Ergonomia, Metodologia de Pesquisa

Resumo

Este artigo mapeia e analisa tendências recentes nas pesquisas sobre Ergonomia do Ambiente Construído, a partir da caracterização de dissertações de mestrado desenvolvidas na linha de pesquisa em Ergonomia e Usabilidade do Ambiente Construído e de Sistemas (Linha 1), do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco (PPErgo/UFPE). Foram analisados 40 trabalhos desenvolvidos entre 2015 e 2025 no âmbito da Linha 1. A partir de uma abordagem bibliométrica combinada com análises qualitativas, foram levantados e examinados dados sobre a produção da Linha 1 como um todo, com destaque para os trabalhos da área de Ambiente Construído, além de informações sobre a formação prévia dos discentes e a atuação docente. Os resultados indicam que a produção na área de Ambiente Construído apresenta quatro fases distintas, com maior tradição nas áreas temáticas de avaliação ergonômica, acessibilidade e percepção ambiental. Observa-se, ainda, a consolidação do uso de determinadas metodologias, entre as quais se destacam: MEAC, Multimétodos e Teoria das Facetas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Fulgêncio, Universidade Federal de Pernambuco

É Arquiteto e Urbanista e Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE, Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ergonomia (PPErgo) da UFPE. Pesquisador do Laboratório de Ergonomia e Design (LABERGO), Coordenador do Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica (LABGRAF) e Editor-Chefe da Revista Geometria Gráfica.

Lívia Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

É Arquiteta e Urbanista, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB) e Doutorado Sanduíche no Royal Institute of Technology (KTH), na Suécia. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e da Pós-Graduação Profissional em Ergonomia (PPErgo) da UFPE. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2).

Referências

FERRER, N.; SARMENTO, T.; PAIVA, M. A MEAC DE VILMA VILLAROUCO: Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído. Curitiba: CRV, 2023. DOI: https://doi.org/10.24824/978652513469.7

FULGÊNCIO, V. Expressão Gráfica Arquitetônica: um estudo sobre a relação entre os sujeitos, o meio e a produção acadêmica na construção do conhecimento. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, João Pessoa, 2021.

KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar: Duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A Árvore do Conhecimento: As bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Pala Athenas, 2001.

MORIN, E. A Cabeça Bem Feita. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PIOTROWSKI, C.; WATT, J. Applied Ergonomics: Contemporary Research Trends and Understudied Areas of Scholarly Investigation. North American Journal of Psychology, v. 27, n.

Downloads

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Fulgêncio, V., & Nóbrega, L. (2025). Uma Linha, Duas Áreas, Três Fases e um Hiato: A Produção em Ergonomia do Ambiente Construído no PPErgo UFPE (2015–2025). DAT Journal, 10(2), 264–279. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i2.1016

Edição

Seção

Dossiê PPG Ergonomia da UFPE