Design da informação: Mapeamento de informação e diagramas na representação de um projeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.107Palavras-chave:
Design da informação, Mapeamento de informação, Diagramas de representaçãoResumo
Este artigo apresenta, sob o ponto de vista do Design da Informação, uma análise comparativa a partir da representação gráfica de um projeto de pesquisa através do mapeamento de informação de Robert Horn (1993) e das ferramentas gráficas de Yvonne Hansen (1999). O objetivo deste artigo é comparar a representação de um projeto de pesquisa a partir do estudo das ferramentas propostas por estes autores. A metodologia adotada se baseia na pesquisa bibliográfica como principal procedimento técnico e a partir desta prática se propõe a analisar comparativamente as duas ferramentas trabalhadas. Como resultados, notou-se que o mapeamento de informação de Horn não é eficiente na fase inicial do estudo do problema, mas é útil quando é necessário organizar as informações; e que as ferramentas gráficas de Hansen podem ser usadas no processo inicial de especificação de um problema porque são eficientes na clarificação de ideias e compreensão de conceitos.
Downloads
Referências
ARCHELA, RS, 1999. Imagem e representação gráfica. Geografia, Londrina, v. 8, n. 1, p. 5-11, jan. /jun.
GIL, A. C., 1999. Métodos e técnicas de pesquisa social, São Paulo: Atlas
Hansen, Y. M., 1999. Graphic tools for thinking, planning, and problem solving, in Information Design, ed. by Robert Jacobson, MIT Press.
Horn, R. E., 1974. Information Mapping, from Training in Business and Industry. Vol.11, No. 3.
Horn, R. E. (1992). Clarifying Two Controversies about Information Mapping’s Method. Educational and Training Technology International 29(2): 10917.
Horn, R. E., 1993. Structured writing at twenty-five, Performance and Instruction 32(February): 11-17.
Horn, R. E., 1999. Two Approaches to Modularity: Comparing the STOP Approach with Structured Writing, Journal of Computer Documentation.
Silva, E. L; Menezes, E.M., 2000. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação, Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.