Design e Economia Solidária

Contribuições e desafios

Autores

  • Erica R. Andrade
  • Isadora C. Santos
  • Natália Helena Toledo
  • Ivo Pons

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.122

Palavras-chave:

Design, Economia solidária, Inovação social

Resumo

Este artigo apresenta um breve panorama histórico, conceitual e prático do design atuando na economia solidária, trazendo suas contribuições e desafios. A partir da experiência da Rede Design Possível ao longo de seus treze anos de atuação, são apresentadas questões atualizadas sobre design
no contexto da economia solidária, tanto no que diz respeito ao design como agente, como ao design como objeto das ações da economia solidária. A Rede
Design Possível, seu histórico, sua organização interna e sua produção são colocadas aqui como estudo de caso para o entendimento de como o engajamento político gera mudanças nas metodologias e na própria organização do trabalho. Entende-se o design como agente e como objeto dessa interação, que tem como objetivo a transformação social para o bem comum.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

R. Andrade, E., C. Santos, I., Toledo, N. H., & Pons, I. (2019). Design e Economia Solidária: Contribuições e desafios. DAT Journal, 4(1), 80–97. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.122