Escuelab.org
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.134Palavras-chave:
Escuelalab, Residências, Práticas Transdisciplinares, Práticas de Cidadania e ComunidadeResumo
Este artigo enfoca o projeto Escuelab, um avançado programa de residências e iniciativas em torno de projetos que giram em torno da relação entre arte, tecnologia e sociedade realizado em Lima entre 2009 e 2013 e que foi pioneiro na região, com ênfase especial nas zonas andinas e centro-americanas da América Latina. O modelo Escuelab buscou estabelecer práticas transdisciplinares no uso de novas tecnologias que permitam gerar sinergias em áreas que normalmente tendem a se desenvolver
isoladamente, articulando campos como arte, cultura, educação e cidadania. Apresentaremos algumas reflexões sobre as possíveis formas de gerar modelos transdisciplinares regionais e a aprendizagem gerada
no Escuelab, considerando que a proliferação de tecnologias por si só não é suficiente para explicar um fenômeno que tem profundas implicações
sociais. Por fim, refletiremos sobre projetos e laboratórios transdisciplinares que estão sendo desenvolvidos hoje por meio da participação ativa
e local, fomentando uma postura sociocultural que reforce o desenvolvimento e a prática da cidadania e da comunidade.
Downloads
Referências
BARRY, Andrew y Georgina Born. 2013. Interdisciplinarity: reconfigurations of the social and natural sciences, Culture, economy and the social. Londres, Nueva York: Routledge.
MARIÁTEGUI, José-Carlos, Sean Cubitt y Gunalan Nadarajan. 2009. “Social Formations of Global Media Art.” Third Text 23 (98): 217-228.
MARIÁTEGUI, José-Carlos y Jorge Villacorta. 2005. Videografías invisibles: una selección de video-arte latinoamericano 2000-2005. Catálogo de exposición. Valladolid: Museo Patio Herreriano.
MITCHELL, William J., Alan S. Inouye y Marjory S. Blumenthal eds. Beyond Productivity: Information Technology, Innovation, and Creativity: National Academies Press.