Testemunhos de Passagem
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.151Palavras-chave:
Documentação performativa, Ecologia de saberes, Hibridismo tecnológico, Testemunho, Vulnerabilidade humanaResumo
O objetivo desta pesquisa é gerar propostas documentais em videoarte dentro do que este estudo chama de Documentação Performativa de Saberes 1. Testemunhos de Passagem é uma instalação multicanais que se utiliza de tecnologias múltiplas para entrelaçar imagens, testemunhos e sons. Montado a partir de oito projeções coreografadas, sincronizadas com um sistema sonoro em seis canais, o projeto documenta, na forma ensaística, passagens e testemunhos de pessoas em situação de refúgio. Questões como a travessia, os vestígios, os sonhos, a espera no campo de refugiados e o futuro incerto integram este trabalho. É na intersecção entre dois contextos – arte política e hibridismo linguístico – que se pode apreender Testemunhos de Passagem. A interdisciplinaridade temática inspirada nas bases teóricas dos campos da arte, política e sociologia é formalmente espelhada pela liberdade com a qual esta pesquisa mistura tecnologia e arte documental.
Downloads
Referências
ARANTES, Priscila; OLIVEIRA, Mirtes. Design e Ativismo. DATJournal Design Art and Technology, v. 4, n. 2 (2019). Editorial, p. 1-2. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/124/103. Acesso em: 8 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124.
LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. Imagens Digitais Interativas. DATJournal v. 3 n. 2 (2018), p. 43-71. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.86
GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
GUGGISBERG, Sonia. Redes de imagens, memórias e testemunhos: por uma documentação performativa de saberes. São Paulo: Intermeios, 2017.
GUGGISBERG, Sonia. Roda Viva (Life Wheel). Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Braga, Portugal. DOI: https://doi.org/10.1145/3395852.3359932.
PARENTE, André. A forma cinema: variações e rupturas. In: MACIEL, Katia (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.
______. Tramas da rede: novas dimensões estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo:Itaú Cultural, 2003.
PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (Org.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro do Fórum Social Mundial: o trabalho da tradução. Revista del Observatorio Social de América Latina, 2004, p. 77-90. Disponível em: <https://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/65_Futuro%20FSM%20-%20O%20trabalho%20da%20traducao_OSAL_2004.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2019.
______; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.