Sinais detectados entre o biológico e o maquínico

Autores

  • Artur Cabral
  • Suzete Venturelli
  • Gilbertto Prado

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.152

Palavras-chave:

Arte computacional, Design computacional, Tecnologia, Emergência

Resumo

O texto discute a possibilidade de simbiose, ou seja, interação entre espécies como os sistemas biológicos e os maquínicos, que pode ocorrer nas propostas que envolvem pesquisas em arte, design e tecnologia. Nesse viés, sugere-se que a condição computacional induz a uma maneira de se experimentar o mundo que é indeterminado e fragmentário, propondo um tipo de colapso das fronteiras tradicionais entre arte, design e natureza; entre artificial e natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DIMENSTEIN, Gilberto. Amoreiras inteligentes, Folha de São Paulo, p. C2 (30 de Junho de 2010).

GARDNER, M. Mathematical Games - The fantastic combinations of John Conway’s new solitaire game ‘life’, Scientific American, No. 223, 120-123 (October 1970).

LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. Imagens Digitais Interativas. DATJournal, v. 3 n. 2 (2018), p. 43-71. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.86.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves; BEIGUELMAN, Giselle (Org.). Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2014.

MANDELBROT, Benôit. The fractal geometry of nature. Disponível em: https://ordinatous.com/pdf/The_Fractal_Geometry_of_Nature.pdf. Acesso em: 29 de nov. 2018.

PRADO, Gilbertto; La Ferla, Jorge (Ed.). Circuito Alameda. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes | Laboratorio Arte Alameda, 2018. http://www.gilberttoprado.net/assets/circuito_alameda_gttoprado_jlf.pdf

PRADO, Gilbertto. Project Amoreiras (Mulberry Trees): Autonomy and Artificial Learning in an Urban Environment. Leonardo 2018 51:1, 61-62. The MIT Press https://doi.org/10.1162/LEON_a_01557

PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: Dialogo y Medio Ambiente. ANIAV - Revista de Investigación en Artes Visuales, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 47-58, jul. 2017. Disponible en: <https://polipapers.upv.es/index.php/aniav/article/view/7820>. Acesso em 15 jul. 2017 doi:https://doi.org/10.4995/aniav.2017.7820.

PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: projetos desluz e amoreiras. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 16, 2010 . pp. 110-125. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202010000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05 jun. 2011. doi: https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000200008

SHIFFMAN, Daniel. The Nature of Code: Simulating Natural Systems with Processing. New York: The Nature of Code, 2012.

VENTURELLI, Suzete. Arte Computational. Brasília: Edunb, 2017.

VENTURELLI Suzete; ROCHA Cleomar; SILVA, Teófilo Augusto da; COUTINHO, Cláudio; REIS, Artur Cabral Reis; MARTINS, Tainá e HARGREAVES, Prahlada. Poiesis do corpo. IN: DATJournal v. 3 n. 1 (2018): DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.78

SOGABE, Milton; PERES, Carolina; FOGLIANO, Fernando; NUNES, Fabio Oliveira; BRAZ, Soraya; PERES, Carolina; GAZANA, Cleber Gazana: Sopro. IN: DATJournal v. 2 n. 1 (2017) DOI: https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p104-114

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Cabral, A., Venturelli, S., & Prado, G. (2019). Sinais detectados entre o biológico e o maquínico. DAT Journal, 4(3), 117–127. https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.152