SÃO TANTAS AS IMAGENS ou sobre o prazer-dor da imagem
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.154Palavras-chave:
Imagem, Fenomenologia, Semiótica, Processo de criaçãoResumo
O ensaio se propõe refletir sobre algumas das dimensões da imagem, e sua relação como algo que se coloca a ver, como uma revelação de campos invisíveis, de memórias, arquivos vivos do tempo. Trataremos, deste modo, de interrogar as imagens e de lhes perguntar qual a sua relação com o que não se vê, com o que é invisível. Buscamos contribuir para
a discussão sobre a imagem, a partir do entendimento de que as imagens são representações do mundo, ou talvez um mundo, um universo em particular.
Representações referem-se a representações, dobram-se, desdobram-se até se multiplicarem ao infinito, abandonando os referentes, os estados de coisa, as atualidades, para trás.
Downloads
Referências
BRIAN HARLEY. “Mapas, saber e poder”. Confins [Online], 5 | 2009, posto online em 24 avril 2009. URL : http:// confins.revues.org/index5724.html DOI : en cours d’attribution
COELHO TEIXEIRA. (2015) Regina Silveira, a arte de corrigir a realidade. Publica- do em: 05 de agosto de 2015. Acessado em: 10/08/2019 https://revistazum.- com.br/revista-zum-8/a-arte-de-corrigir-a-realidade/
DELEUzE, Gilles. Deux Régimes de Fous. Textes et Entretiens: 1975-1995 (Edição preparada por David Lapoujade), Paris. Les Èditions de Minuit, 2003.
DiDI-Huberman. Écorces. Paris: Les Éditions de Minuit, 2011.
GEIGER, ANNA BELLA. (1977) Brasil nativo/Brasil alienígena. a1977. impres- são sobre papel. 31 x 98 cm. Acervo/Aquisição Núcleo Contemporâneo MAM-SP - Número de tombo: 2006.003-000. Acessado em: 10/08/2019. https://mam.org.br/acervo/2006-003-000-geiger-anna-bella/
MOREL, Marcos. Cinco imagens e múltiplos olhares: ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX. Hist. cienc. saude, Rio de Janeiro , v. 8, supl. p. 1039-1058, 2001 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S0104-59702001000500013&lng=en&nrm=iso>. access on 25 Nov. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702001000500013.
NEVES, LINO JOÃO DE OLIVEIRA. “Desconstrução da colonialidade: iniciativas indígenas na Amazônia”, e-cadernos CES [Online], 02 | 2008, posto online no dia 01 dezembro 2008, consultado o 24 novembro 2019. URL : http://journals.openedition.org/eces/1302 ; DOI :
10.4000/eces.1302
PEIRCE, C.SANDERS. COLLECTED PAPERS. Acessado em: https://libraries.indiana.edu/collected-papers-charles-sanders-peirce
JAREMTCHUK, Dária. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2007.
SAMAIN , ETIENNE. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. IN: VISUALIDADES, Goiânia v.10 n.1 p. 151-164, jan-jun 2012.
SILVEIRA, REGINA. (1977) BRAZIL TODAY, obra com cartões postais Brasil Nativo, divulgação no site. Acessado em: 10/08/2019 https://reginasilveira.- com/BRAZIL-TODAY
SCHROEDER, CAROLINE SAUT. (2012) Arte em trânsito: arte postal no cotejo entre intimidade e esfera pública. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 2, n. 4, ano 2, dezembro de 2012.
TACCA, FERNANDO DE. (2011) O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, n.1, jan.-mar. 2011, p.191-223. Acessado em 12/10/2019. http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v18n1/12.pdf