A história da arte afro-brasileira como a história das exposições de arte afro-brasileira

Autores

  • Claudinei Roberto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.250

Palavras-chave:

Colonialismo, História, Circulação/Arte, Racismo

Resumo

Os protestos detonados pelo assassinato do afro americano George Floyd denunciam uma vez mais o racismo estrutural que caracteriza as sociedades ocidentais de todos os quadrantes, a violência que o atingiu foi promovida pelo Estado e é a mesma que aniquila cotidianamente nas periferias de todo mundo a vida de negras e negros, notadamente dos mais jovens, e confirma que a desigualdade é marca indelével não só das sociedades submetidas ao jugo colonialista mas também daquelas que o promovem. Isso vem sugerindo, ou antes, exigindo a construção de novas estratégias pedagógicas e protocolos éticos que tornem possível consolidar e tornar visíveis narrativas divergentes que contemplem a produção simbólica dos grupos historicamente excluídos para benefício de cenários sociais mais democráticos e plurais. É, portanto, central o papel que as artes exercem na construção de imaginários anti e/ou não racistas e anticoloniais o que torna incontornável a construção e difusão de uma história que contemple essa opção.

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Biografia do Autor

Claudinei Roberto da Silva

Claudinei Roberto da Silva nasceu em São Paulo em 1963, professor licenciado em Educação Artística pelo Departamento de Artes da USP, artista visual, e curador. Algumas curadorias: Sidney Amaral “O Banzo, o amor e a Cozinha” no museu Afro Brasil e a série “PretAtitude: insurgência, emergência e afirmação na arte afro-brasileira contemporânea” que visitou 5 unidades do Sesc SP. Coordenou entre outros, o núcleo educativo do museu Afro Brasil.

Referências

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Silva, C. R. da. (2020). A história da arte afro-brasileira como a história das exposições de arte afro-brasileira. DAT Journal, 5(3), 52–57. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.250

Edição

Seção

Curadoria, design expositivo e museu