Precisamos Problematizar o Processo Criativo das Imagens e Saúde Mental no Design

Autores

  • Annelise Nani da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.289

Palavras-chave:

Leitura de imagem, Transdisciplinariedade, abordagem triangular, processo criativo, saúde mental

Resumo

Esta pesquisa analisa, por meio do trânsito entre design, arte e tecnologia, a importância da análise de imagem e de uma formação transdisciplinar para a compreensão da relevância das imagens no contexto do design contemporâneo e o seu impacto na saúde mental das pessoas. Como estudo de caso, serão analisadas campanhas de perfume, em virtude de serem veiculadas por mais tempo e por realizarem um trânsito transdisciplinar para posicionar-se com eficiência. A metodologia elegida para as análises de imagem é a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa (1998) e dos Estudos Culturais proposta por Brea (2005) e Efland (2003). Por fim, a pesquisa destaca a necessidade da análise de imagem, de uma formação transdisciplinar que assimile as contribuições de diversas áreas, como as pesquisas decoloniais, do movimento negro e feminista, para que as imagens sejam concebidas com mais responsabilidade e respeito, conscientes do seu impacto na formação de imaginários e na saúde mental das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annelise Nani da Fonseca

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), a tese aborda o Processo Criativo para o Ensino de Moda. Mestre em Design pela Anhembi Morumbi, bacharel e licenciada em Artes Visuais, bacharel em Moda e Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Artes e Design (IAD).

Referências

ACHINTE, Adolfo Albán. La comunalidad creativa una pedagogía de la imagen. In: CATELAN, Fernando Bueno; LOPES, Valter Frank de Mesquita. (orgs). Nortes da Resistência: Lugares e Contextos da Arte Educação no Brasil: Anais [do] XXIX Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VII Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Manaus, AM, 2019. ISSN: 2525-880X. p.23-43.

AMENDOLA, Gilberto. OMS inclui a síndrome de burnout na lista de doenças. O Estado de São Paulo, 27 de maio de 2019. Disponível em <https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas>. Acesso em: 03 set 2020

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013. doi:10.1176/appi.books.9780890425596.807874 DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596.807874

AVANCI, Joviana Quintes; ASSIS, Simone Gonçalves de; PESCE, Renata Pires. Depressão em crianças. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP/CLAVES/CNPq, 2008.

BAITELLO JUNIOR, Norval. Conferência de abertura do 6º Colóquio de Moda. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 12 de set de 2010.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008a.

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: Anos Oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2008b.

BARBOSA, Ana Mae. CUNHA, Fernanda Pereira (orgs.). A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez. 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde de A a Z. Disponível em <https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/depressao>. Acesso em: 10 de set 2020

BREA, Jorge Luiz. Estudios Visuales, La epistemologia de la visualid em la era de la globalización. Madrid: Akal, 2005.

BRITO, Maria José Azevedo de; CORDÁS, Táki Athanássios; FERREIRA, Lydia Masako. Transtorno Dismórfico Corporal: A mente que mente. Hoegrefe Cetepp, 2018.

CABRERA SALORT, Ramón. Saber olhar com olhos próprios (Uma escola necessária para evitar ideias fora de lugar). Revista GEARTE, [S.l.], v. 6, n. 2, jul. 2019. ISSN 2357-9854. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92912>. Acesso em: 10 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92912. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92912

CARVALHAL, André. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. Editora Paralela, 2016.

CARVALHAL, André. A moda imita a vida: como construir uma marca de moda. Editora Paralela, 2020.

CARVALHO, Ana Luisa; NASCIMENTO, Talita. Ações da Natura sobem 6,7% após campanha com Thammy Miranda. Correio 24 horas, 30 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/acoes-da-natura-sobem-67-apos-campanha-com-thammy-miranda>. Acesso em:03/09/2020.

CASTILHO, S. M. A imagem corporal. Santo André: ESETec Editores Associados, 2001.

EFLAND, Arthur D. FREEDMAN, Kerry. STUHR, Patricia. La Educación en Arte Posmoderno. Barcelona: Paiadós, 2003.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FONSECA, Annelise Nani da. Interteias: Processo Criador e Leituras Culturais no Ensino da Moda. 2011.Dissertação (Mestrado em Design) – Anhembi Morumbi, São Paulo,2011. Disponível em: <https://ppgdesign.anhembi.br/wpcontent/uploads/dissertacoes/49.pdf> Acesso em: 01 nov. 2020.

FONSECA, Annelise Nani da. Processo Criador no ensino da moda. 2015. Tese (Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem) – Escola de Comunicações e Artes de São Paulo, São Paulo, 2015. doi: 10.11606/T.27.2016.tde 20072016-115216. Acesso em: 01 nov 2020

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler, em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

GRUMBACH, Didier. Histórias da moda. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

KON, Victor. Educación por el Arte vs. Colonización de la Subjetividad. Revista GEARTE, [S.l.], v. 6, n. 2, jul. 2019. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92914>. Acesso em: 10 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92914. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92914

LAMPERT, Jociele. Arte contemporânea, cultura visual e formação docente. 2009. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Artes Visuais) –Escola de Comunicação e Artes–USP. São Paulo: USP.

LANDOWSKI, Eric. Masculino, Feminino e Social. Revista Nexos: Revista de estudos de Comunicação e educação. Semiótica mídia e arte. Ano II, nº 3, N469. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 1998.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. Martins Fontes, São Paulo:1998.

LIPOVETSKY, Giles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: o viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MERLIN, Nora. Colonização da subjetividade e neoliberalismo. Revista GEARTE,[S.l.], v.6, n. 2, jul. 2019a. ISSN 2357-9854. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92906>. Acesso em: 10 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92906. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92906

MERLIN, Nora. Mentir y colonizar: obediencia inconsciente en la subjetividad neoliberal. Buenos Aires: Letra Viva, 2019b.

NAVARRI, Pascale. Moda & Inconsciente: olhar de um psicanalista. Tradução de = Gian Bruno Grosso. São Paulo: Editora Senac, 2010.

NICOLESCU, Basarab. Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução Lúcia Pereira de Souza. 3º ed. São Paulo: Triom, 2005.

NING, Luo. The International Journal of Arts Education, Volume 17, Número 2, dezembro de 2019, p. 83-95. Taiwan: The National Taiwan Arts Education Center.

OLIVEIRA, Leticia Langlois; HUTZ, Claúdio Simon. Transtornos alimentares: o papel dos aspectos culturais no mundo contemporâneo. Psicol. estud., Maringá , v. 15, n. 3, p. 575-582, set. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 set. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300015 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722010000300015

OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Moda também é texto. São Paulo: Edições Rosari, 2007. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Saúde Mental: Nova Concepção, Nova Esperança. Genebra: WHO, 2001.

PERES, Thalita e GUIMARÃES, Fernanda Moura. Moda Racista: perfil denuncia racismo e assédio moral que teriam sido cometidos por estilistas consagrados. Marie Claire, São Paulo, 15 de junho de 2020. Disponível em:<https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2020/06/moda-racista-perfil-denuncia-racismo-e-assedio-moral-cometidos-por-estilistas.html>. Acesso em: 03 jul. 2020.

PRADO, Ana Laura. Campanha do Boticário com família negra é alvo de ataques. Internautas questionaram a falta de diversidade no comercial. Época Negócios, 30 julho de 2018. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Marketing/noticia/2018/07/campanha-do- -o-boticario-com-familia-negra-e-alvo-de-ataques-na-internet.html> Acesso em: 02 set. 2020.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen Produção Editorial, 2019.

SILVA, Cláudio Santos da; e ANABUKI, Luísa Nunes de Castro. Submeter empregado a meta exagerada gera dano moral. Consultor Jurídico, 20 de maio de 2013. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2013-mai-20/empregador-submete-empregado meta-exagerada-pagar-indenizacao>. Acesso em: 03 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Nani da Fonseca, A. . (2020). Precisamos Problematizar o Processo Criativo das Imagens e Saúde Mental no Design. DAT Journal, 5(4), 167–193. https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.289