O Design do Povo e o Comércio Popular nas Ruas de São Paulo

Autores

  • Robson Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.294

Palavras-chave:

Design, Design do Povo, Gambiarras, Comércio Popular

Resumo

Este artigo apresenta um desdobramento da pesquisa de doutoramento no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi, intitulada “O Design do Povo: carroceiros, gambiarras e outros fazeres da cultura popular” a partir de uma leitura e olhar etnográfico para o comércio popular nas ruas de São Paulo, observando os fazeres, as práticas e a configuração de barracas ou outras formas que os comerciantes populares (“camelôs”) constroem suas vitrines de exposição e venda de produtos.

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Biografia do Autor

Robson Alves dos Santos

Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Pedagogo graduado pela UNISA. Ator e Educador Brincante, pelo Instituto Brincante. Contador de Histórias, Escritor e pesquisador das artes narrativas e oralidade. Folclorista com especialização em Literatura Folclórica e Aproveitamento Pedagógico do Folclore, formado pelo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima. Professor nas áreas de Educação, Artes e Design, atuando principalmente em metodologias ativas de ensino, cultura popular e pesquisa em design do povo.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

Alves dos Santos , R. . (2020). O Design do Povo e o Comércio Popular nas Ruas de São Paulo. DAT Journal, 5(4), 276–285. https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.294