Análise Estratégica de Tendências Socioculturais: uma triangulação de métodos científicos

Autores

  • Nelson Pinheiro Gomes
  • Clarissa Martins Alves Lopes
  • William Afonso Cantú
  • Gilbertto Prado

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.336

Palavras-chave:

Estudos de Tendências, Tendências Socioculturais, Métodos Qualitativos, Triangulação Cultural

Resumo

O principal objetivo deste artigo passa por ilustrar os potenciais benefícios na articulação de métodos e práticas como a semiótica, a análise de conteúdo e a imersão urbana no contexto dos Estudos de Tendências. Desta forma, articulando os principais autores que trabalham a análise de tendências socioculturais e estas práticas metodológicas, é possível rever o processo de recolha, sistematização e análise da informação, conferindo um maior rigor científico ao processo de identificação e interpretação de tendências. Pretende-se, assim, contribuir para um maior mapeamento de métodos que possam ser úteis aos Estudos de Tendências, bem como promover uma contínua revisão dos processos analíticos associados à interpretação de grandes padrões de comportamento e mudanças nas mentalidades.

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Biografia do Autor

Nelson Pinheiro Gomes

Professor Auxiliar do Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorado na Especialidade de Cultura e Comunicação; desenvolve investigação em Estudos de Cultura (Estudos de Tendências e Gestão da Cultura) no CEAUL – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

Clarissa Martins Alves Lopes

Docente de Pós-Graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e na Unochapecó e Docente de Graduação na Faculdade Energia. Doutora em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi com período sanduíche no Programa de Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Atua como consultora nas áreas de tendências, inovação e design. 

William Afonso Cantú

Docente no IPAM/IADE - Universidade Europeia. Doutorando no Programa em Cultura e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação em Estudos de Cultura (Estudos de Tendências e Análise Cultural) no CEAUL – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

Gilbertto Prado

Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo Poéticas Digitais, trabalha com arte em rede e insta – lações interativas. É pesquisador 1A do CNPq.   

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Como Citar

Pinheiro Gomes, N., Martins Alves Lopes, C., Afonso Cantú, W., & Prado, G. . (2021). Análise Estratégica de Tendências Socioculturais: uma triangulação de métodos científicos. DAT Journal, 6(1), 213–228. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.336