O retorno aos corantes naturais como forma de preservar o meio ambiente e sua importância histórica e cultural

Autores

  • Cristiane Rodrigues Neves
  • Anne Velloso Sarmento Gomes
  • Edson José Carpintero Rezende

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.341

Palavras-chave:

Meio ambiente, Corantes naturais, Design, Cultura

Resumo

 A moda está presente no nosso dia a dia e por meio de nossas roupas nos comunicamos de forma não verbal. Nesse sentido, a cor é parte importante. Contudo, a indústria de tingimento têxtil causa diversos problemas ao meio ambiente. Diante disso, uma possível alternativa é a utilização de corantes naturais. Este trabalho teve como objetivo destacar os corantes naturais como alternativa ecológica para a indústria da moda, além de sua importância cultural e histórica. Para isso, foi realizada uma busca na literatura que contemplou artigos e livros sobre os corantes naturais tanto da área do Design como de áreas afins. A literatura apontou que é possível utilizar antigas técnicas de tingimento, sendo muitas ecologicamente corretas. O retorno às velhas práticas pode contribuir tanto para a geração de emprego como para valorização dos saberes e da cultura de diferentes povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues Neves

possui Curso de moda e design: “Art and Design-Fashion and Textile” BTEC (Business Technology and Education) South Thames College, Londres (2000). Licenciatura Plena em História- Centro Universitário Estácio de Sá (2018). Atualmente é menora do curso online “Fashion as Design” do MoMA – NY. É membro do grupo “Fashion and Sustainability: Understanding Luxury Fashion in a Changing World; assim como, integrante do Circular Economy Club. Cursos complementares: “Building a Fashion Collection”- Central Saint Martins; “How to build a sustainable fashion business- Ethical Fashion Forum; “Fashion and Sustainability- London College of Fashion; Business Future: Sustainable Business Through Green HR- RMIT.

Anne Velloso Sarmento Gomes

 Mestranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2018) e graduação com Láurea Acadêmica em Design de Moda pela Universidade FUMEC (2011). Atua no mestrado na área de design e materiais.

Edson José Carpintero Rezende

Possui graduação em Odontologia, licenciatura em Ciências, pós-graduação “Latu sensu” em Microbiologia, pós-graduação “Latu sensu” em Odontologia Legal, mestrado em Saúde Coletiva, doutorado em Ciências da Saúde e Pós-doutorado em Estudos Interdisciplinares do Lazer. Atualmente é professor efetivo e pesquisador nos cursos de graduação e pós-graduação Latu Sensu e Stricto Sensu na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. É líder do grupo de pesquisa “Design em interface com a saúde” e professor pesquisador do grupo extensionista e de pesquisa em Design Social, ambos cadastrados no CNPq.

Referências

CASSELMAN, K. D. Praxis and Paradox: the culture of natural dyes in Britain, 1750-1900. Textile, v. 7, n. º 1, p. 6 - 27, 2009.

CHAN-BACAB, M. J et al. Characterization and dyeing potential of colorant-bearing plants of the Mayan área in Yucatan Peninsula, Mexico. Journal of Cleaner Production, v. 91, p.191-200, mar 2015.

CONVENTION FOR THE SAFEGUARDING OF INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE, 32, 2003, Paris. Convention for the Safeguarding of Intangible Cultural Heritage. Paris: UNESCO, 2003.

CUNNINGHAM, A. B. et al. Hanging by a thread: natural metallic mordant processes in traditional indonesian textiles. Economic Botany, v. 65, n. º 3, p.241-259, mai 2011.

DITTY, S. It’s time for fashion revolution. White Paper, p.1-29, dez 2015.

FORSTER; S. V.; CHRISTIE, R. M. The significance of the introduction of synthetic dyes in the mid 19th century on the democratisation of western fashion. Journal of the International Colour Association, Leeds, v. 11, p. 1 -17, 2013.

GOMES, A. V. S.; COSTA, N. R. V.; MOHALLEM, N. D. S. Os tecidos e a nanotecnologia. Química Nova na Escola, v. 38, n. º 4, p.288-296, nov 2016.

GUIROLA, C. Natural dyes used in Mesoamerica since prehispanic age. Guatemala: Asociacion FLAAR Mesoamericana, 2010.

HANDAYANI, W.; KRISTIJANTO, A. I.; HUNGA, A. I. R. A water footprint case study in Jarum village, Klaten, Indonesia: the production of natural-colored batik. Environment, Development and Sustainability, p.1-14, fev 2018.

ISENMANN, A. F. Corantes. Timóteo: 2014.

JANSEN, S. et al. Aluminum hyperaccumulation in angiosperms: a review of Its phylogenetic significance. The Botanical Review, v. 68, n. º 2, p.235-269, abr 2002.

KADOLPH, S. Natural dyes: a traditional craft experiencing new attention. Delta Kappa Gamma Bulletin, p.14-17, fall 2008.

KANT, R. Textile dyeing industry an environmental hazard. Natural Science, Chandigarh, v.4, n. º 1, p.22-26, jan 2012.

MAGNUSDOTTIR, A. How fashion manufacturing will change after the Coronavirus. In: Forbes, 2020 (https://www.forbes.com/sites/aslaugmagnusdottir/2020/05/13/fashions-next-normal/#7c2152a278f3)

NURSE, K. Culture as The Fourth Pillar of Sustainable Development. Commonwealth Secretariat, v. 11, p. 28-40, abr 2007

PEZZOLO, D. B. Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos. 4. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.

ROCHA, A. A. Amaria, design e cooperação. São Paulo: Auana, 2018.

RODRIGUES, J.; ARAÚJO, M. de C. Corantes naturais amazônicos: um estudo para a aplicação em produtos têxteis de moda. Diálogos e Ciência, n. º 34, p. 65-71, 2013.

RODRIGUES, J. A. R. Uso de corantes de origem natural para o tingimento de artigos têxteis de moda. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Têxtil e Moda) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SCHULTE, N. K. et al. A moda no contexto da sustentabilidade. Modapalavra E-periódico, v. 6, n. º 12, p.194-211, jul/dez 2013.

SHAHID, M.; ISLAM, S.; MOHAMMAD, F. Recent advancements in natural dye applications: a review. Journal of Cleaner Production, v. 53, p.310-331, ago 2013.

TERINTE, N. et al. Environmental assessment of coloured fabrics and opportunities for value creation: spin-dyeing versus conventional dyeing of modal fabrics. Journal of Cleaner Production, v.72, p.127 - 138, fev 2014.

TRANSFORMING OUR WORLD: THE 2030 AGENDA FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT, 2015,

New York. Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015. New York: United Nations, 2015. In: United Nations, 2015.(https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E)

UNITED NATIONS CONFERENCE ON ENVIRONMENT & DEVELOPMENT,1992, Rio de Janeiro. Agenda 21. Rio de Janeiro: United Nations Sustainable Development, 1992. In: United Nations Sustainable Development, 1992. (https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/Agenda21.pdf)

UNITED NATIONS CONFERENCE ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT RIO+20, 2012, Rio de Janeiro. Resolution adopted by the General Assembly on 27 July 2012. Rio de Janeiro: United Nations, 2012. In: United Nations, 2012. (https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/66/288&Lang=E)

UNITED NATIONS CONFERENCE ON THE HUMAN ENVIRONMENT, 1972, Stockholm. Report of the United Nations Conference on the Human Environment. Switzerland: United Nations, 1973. In: United Nations, 1972. (https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000004437)

SARAVANAN, D.; NITHYAPRAKASH, V. Fashion trends and their impact on the society. In: Conference on textile, Apparels and Fashion, Coimbatore, 2015. In: ResearchGate, 2015. (https://www.researchgate.net/publication/282571020_Fashion_trends_and_their_impact_on_the_society)

VIANA, T. C. et al. O design de moda como ferramenta na utilização de pigmentos naturais na indústria têxtil. In: SIMPÓSIO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 5., 2015, Rio de Janeiro. Anais do 5° Simpósio Brasileiro de design Sustentável. São Paulo: Blucher, 2016, p. 401- 410.

ZANONI, M. V. B.; YAMANAKA, H. Corantes: caracterização química, toxicológica, métodos de detecção e tratamento. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

Downloads

Como Citar

Rodrigues Neves, C., Velloso Sarmento Gomes, A., & José Carpintero Rezende, E. (2021). O retorno aos corantes naturais como forma de preservar o meio ambiente e sua importância histórica e cultural. DAT Journal, 6(1), 279–293. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.341