Práticas multiescalares na promoção de evento científico no campo do design e suas interfaces: tecendo parcerias pelo mundo

Autores

  • Rosinei Batista Ribeiro
  • Bianca Siqueira Martins Domingos

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.391

Palavras-chave:

Internacionalização, Regionalização, Produção científica, Multiescala

Resumo

Este relato de experiência visa evidenciar a importância das redes de parcerias multiescalares internacionais no desenvolvimento de um evento científico no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação. Estas redes de parcerias entre Brasil, Cuba, Estados Unidos, México e Portugal são delineadas a partir de ações interinstitucionais, interdisciplinares e internacionais que envolveram o desenvolvimento de um evento internacional que contemplou palestras, mesas redondas, apresentação e publicação de artigos bibliográficos e técnicos. Esta experiência multiescalar foi atravessada por narrativas plurais que emergiram de diferentes contextos locais e regionais, promovendo uma perspectiva ampliadora dos horizontes de discussão no campo do Design e suas interfaces com a Arte e a Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosinei Batista Ribeiro

Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Doutorado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEG-UNESP). Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação no Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA). Líder do Grupo de Pesquisa “Projeto de Produto e Tecnologias Sociais”, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Bianca Siqueira Martins Domingos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA). Coordenadora de Relações Institucionais, do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e Professora Titular no UNIFATEA. Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Extensão, Pesquisa Ação, Cartografias Sociais e Metodologias Participativas da UNIVAP e do Grupo Projeto de Produto e Tecnologias Sociais do UNIFATEA. Atua nos campos de Planejamento Urbano e Regional, Direito à Cidade e Intervenções Artísticas Urbanas.

Referências

CAZAROTTO, R. T. Novos usos do território na perspectiva das dinâmicas de aprendizagem sociais e institucionais multiescalares. Confins – Revista Franco-Brasileira de Geografia. n. 19, 2013. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/8549. Acesso em 05 fev. 2021. https://doi.org/10.4000/confins.8549.

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DOMINGOS, B. S. M.; FERNANDES, L. F. V. M.; RIBEIRO, R. B. (orgs). Anais do III Congresso Internacional e IX Workshop Design & Materiais/2019. Lorena: Gráfica Santa Teresa, 2020.

FERNANDES, B. M. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. (orgs.) Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

KRUCKEN, L. Design e território: uma abordagem integrada para valorizar identidades e produtos. Anais do 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. São Paulo, 2009.

PAIVA, F. M.; BRITO, S. H. A. O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016). Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 2, p. 493-512, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000200493&lng=en&nrm=iso. Acesso em 05 fev. 2021. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200009.

SANTOS, M. A Natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, Hucitec, 1997.

SAQUET, M. A. Por uma abordagem territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. (orgs.) Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

SILVA NETO, M. L. Cidades Inteiras de Homens Inteiros: o espaço urbano na obra de Milton Santos. Acervo, Rio de Janeiro, v. 17, no 1, p. 11-22, jan/jun 2004.

Downloads

Como Citar

Ribeiro, R. B., & Domingos, B. S. M. (2021). Práticas multiescalares na promoção de evento científico no campo do design e suas interfaces: tecendo parcerias pelo mundo. DAT Journal, 6(2), 260–269. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.391