Gameart
Arte e conscientização ecológica
DOI:
https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p43-53Palavras-chave:
Gameart, poéticas contemporâneas, arte, conscientização ecologia, filosofia ecológicaResumo
O artigo apresenta trabalhos de gameart desenvolvidos no âmbito do MediaLab/UnB onde se observa uma tendência a explorar questões que mesclam arte e conscientização ecológica. Apresentamos mais detalhadamente os seguintes projetos desenvolvidos no laboratório: EXTINÇÃO! que contou com a parceria da ONG Greenpeace, a obra consistia em um jogo em que o jogador ao capturar um mico-leão-dourado virtual ajudava na preservação real da espécie; e o Paulista Invaders, que foi exposto numa fachada de um prédio adaptado com uma interface digital localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, cujo gameart tem por objetivo tratar sobre a mobilidade urbana e a convivência de ciclistas e motoristas nas cidades brasileiras. O texto também discute como o mercado de games apresenta questões ambientais, e de que maneira se relacionam com a poética apresentada em trabalhos em gameart.
Downloads
Referências
LARGE, David. Ecological Philosophy,. https://pt.scribd.com/document/289483228/Ecological-Philosophy-David-Large. Acessado em 10 abr. de 2017.
LOVELOCK, James. Gaia: Alerta Final. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
STOCKBURGER, Alex. The Game environment from un auditive perspective. In Proceeding of DiGRA, 2003.
BATES, Bob. Game Design: Second Edition. Boston: PTR, 2004.
GURSOY, AYSE. Game Worlds: A Study of Videogames Criticism. Thesis – Master of Science in Comparative Media Studies, MIT, Massachusetts, 2013.
FERRARI, Debora, TRAINI, Luca. Art and Videogames – NeoLudica. Milão: Skira, 2011.
STOCKBURGUER, Alex. From Appropriation to Approximation. In Proceedings of Pixel Raiders 2 Conference, University of Sheffield, UK, 2003.