Imagens Biomédicas e novos designs do corpo na arte contemporânea

Tori Ellison

Autores

  • Regilene A. Sarzi-Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p148-161

Palavras-chave:

Imagens biomédicas, Dispositivo técnico, Design do corpo, Tori Ellison

Resumo

Este ensaio trata das imagens biomédicas na arte contemporânea a partir de um estudo que articula artes visuais, história das técno-imagens, filosofia e estética contemporânea, sociologia e medicina visando investigar em que medida as apropriações de imagens biomédicas estão vinculadas aos dispositivos técnicos e ao hibridismo estético. A fundamentação teórica é pautada na abordagem transdisciplinar e no referencial histórico-crítico para aproximar o pensamento de Michel Foucault (exame e dispositivo), Vilém Flusser (programação e técno-imagens) e Peter Burke (hibridismo cultural). O estudo partiu das imagens biomédicas na obra da artista norte-americana Tori Ellison, que compõe o corpus da pesquisa. Os resultados apontam que as diferentes corporalidades oriundas do uso de imagens biomédicas, provocam diferentes processos de produção de subjetividade e novos designs corporais que podem ser vivenciados como experiências imagéticas puras.

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Publicado

2017-10-14

Como Citar

Sarzi-Ribeiro, R. A. (2017). Imagens Biomédicas e novos designs do corpo na arte contemporânea: Tori Ellison. DAT Journal, 2(1), 150–162. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p148-161