O design audiovisual e a mudança dos hábitos de consumo de conteúdos: uma releitura 2012 - 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.549

Palavras-chave:

Audiovisual, Design, Interação, Tecnologias imersivas

Resumo

Nos últimos anos, a produção e o consumo audiovisual estão passando por mudanças bastante significativas. Novas plataformas, novas tecnologias, novos hábitos de consumo audiovisual estão contribuindo para uma maior interação e, atualmente, observa-se uma intensificação pela formação de pú­blico de conteúdos de nicho.

A partir de um case desenvolvido de forma experimental pela 8KA Produções Audiovisuais, a websérie #E_VC?, e de outro case produzido pelo canal Gloob, da Globo Studios, busca-se exemplificar como algumas estratégias antes ado­tadas em produções realizadas para veiculação na internet foram sendo ado­tadas também em produções televisivas e vice versa. Essa “hibridização” tem sido bastante recorrente e mostra uma certa tendência de mercado na adoção destas linguagens e tecnologias, promovendo interações virtuais e presen­ciais às suas audiências. Temas como transmídia, ambientes virtuais, formas de interação e experiência do consumidor de audiovisual tem sido cada vez mais discutidas sob estes prismas.

Os canais de TV e conglomerados de mídia tem voltado suas atenções para os ambientes de consumo audiovisual sob demanda, assim como outras pla­taformas e sites que proporcionem novas informações (não somente àquelas que são colocadas no roteiro e história do conteúdo audiovisual) mas tam­bém experiências nestes ambientes de complementação, ou seja, a produção de conteúdos audiovisuais e conceitos de design estão sendo trabalhados em conjunto, focando em seus públicos e como esse relacionamento pode ser aproximado a partir dos interesses pessoais desta audiência. Algoritmos, ma­nipulação de informações cada vez mais rápidas a partir de grandes bases de dados são de grande valia para entender os contextos comunicacionais e as mudanças neste mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Barbosa

Professor universitário, roteirista e consultor audiovisual. É mestre pelo programa de Televisão Digital da UNESP, especialista em Mídia, Informação e Cultura pela ECA/USP e graduado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi. Produziu a websérie #E_VC?, premiada como melhor documentário dramático no LAWEBFEST, em Los Angeles/EUA, além de conteúdos para marcas como Nestlé, Danone e consultorias para empresas do setor de mídia e tecnologia.

Referências

ALEXANDRO, Victor. Gloob realiza projeção em prédio e tour virtual para nova tempo¬rada de DPA. In: GKPB, 2021. (https://gkpb.com.br/66645/gloob-tour-virtual-dpa/).

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.

MACHADO, Arlindo. O Sujeito na Tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespa¬ço. São Paulo: Paulus, 2007.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós cinemas. Campinas, SP: Papirus, 2005.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Barbosa, F. (2022). O design audiovisual e a mudança dos hábitos de consumo de conteúdos: uma releitura 2012 - 2022. DAT Journal, 7(1), 77–88. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.549

Edição

Seção

Arte, Design e Tecnologia