O assemblage planta

Autores

  • Marília Lyra Bergamo

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.561

Palavras-chave:

Biomimética, Plantas, Sistemas Complexos, Assemblage

Resumo

 O Antropoceno é uma consequência da grande aceleração causada pelos avanços tecnológicos, nele, a presença humana reconfigura o mundo a partir da perspectiva do agenciamento. Na base do entendimento desse agen­ciamento se encontram as várias correntes filosóficas que constituem a no­ção de sistema. Este artigo discute as relações de implicação do entendimento dos sistemas e do agenciamento na Poética da Complexidade, no Assemblage de Deleuze e de Gilbert Simondon. Esta trajetória discursiva objetiva posicio­nar a uma produção estética bio-referênciada em plantas, e, a partir dessa análise, definir plantas como redes em troca de informação, constituídas de partes autônomas de computabilidade e decidibilidade. Essa planta é depen­dente da construção de um meio associado para sua sobrevivência, ela é um assemblage. Na defesa dessa noção de assemblage planta, o artigo então re­torna a discussões ao campo do antropoceno. Uma vez que, a concretização dessa espécie cria casos de diferentes níveis de hibridização, as potências po­éticas de criação artística, se apresentam enquanto disrupções entre as fron­teiras do natural e do artificial.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Lyra Bergamo

Artista computacional e professora de Design e Arte Digitais da Escola de Belas Artes da UFMG, é pesquisadora em poéticas tecnológicas e possui uma produção de arte voltada para o desenvolvimento e inovação tecnológica de sistemas.

Referências

ASSIS, P. Introduction: Assemblage and Artistic Research. In Assis, Paulo., & Giudici, Paolo. (2020). Machinic Assemblages of Desire: Deleuze and Artistic Research 3. Leuven: Leuven University Press. p.11 -25. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1595mb9.4

BERGAMO, MARILIA LYRA. Knobby Clubrush: Neurobiologia e Arte Robótica. Em: VENTU¬RELLI, S. 19 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#19.ART). 19 Encontro Inter¬nacional de Arte e Tecnologia (#19.ART), 1 jan. 2020. p.236 -248.

BERGAMO, MARILIA LYRA. Arte Computacional Botânica: Argumentações sobre a repli¬cação do modelo de comportamento de plantas. Em: Mariana Ribeiro Tavares; Mauricio Silva Gino. (Org.). Pesquisas em animação: cinema e poéticas tecnológicas. 1ed.Belo Horizon¬te: Editora Ramalhete, 2019, v. 1, p. 217-230.

CABRAL, A.; VENTURELLI, S.; PRADO, G. Sinais detectados entre o biológico e o maquíni¬co. DAT Journal, v. 4, n. 3, p. 117–127, 6 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.152

HUI, Y. On the Existence of Digital Objects. Illustrated edição ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016.

MCCORMACK, J. ; BERGAMO, M. L. Poetics of Complexity Intersections between scientific conceptions of Complexity Systems and Cybernetic Art. In: International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo2020, 2020, Faro. ARTeFACTo2020: International Conference on Digital Creation in Arts and Communication. Faro: Artech In¬ternational, 2020. v. 1. p. 59-65.

NOVA, N. e Disnovation Org (ed).A Bestiary of the Anthropocene: Hybrid Plants, Animals, Minerals, Fungi, and Other Specimens. Eindhoven: Onomatopee, 2021.

PRADO, G. Project Amoreiras (Mulberry Trees): Autonomy and Artificial Learning in na Urban Environment. Leonardo 2018 51:1, 61-62. https://doi.org/10.1162/LEON_a_01557 DOI: https://doi.org/10.1162/LEON_a_01557

SAUVAGNARGUES, P. OF C. F. P. A. Artmachines: Deleuze, Guattari, Simondon. Tradução de VERDERBER, S.; HOLLAND, E. W. 1ª edição ed. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.1515/9781474402552

SIMONDON, G.; MALASPINA, C.; ROGOVE, J. On the Mode of Existence of Technical Objects. [s.l.] University of Minnesota Press, 2017.

ZUKAUSKAITÈ, A.Planetary Assemblages: From Organic to Inorganic and Beyond. In Assis, Paulo., & Giudici, Paolo. (2020). Machinic Assemblages of Desire: Deleuze and Artistic Research 3. Leuven: Leuven University Press. p. 298-309

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Bergamo, M. L. (2022). O assemblage planta. DAT Journal, 7(1), 19–32. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.561

Edição

Seção

Arte, Design e Tecnologia