Análise do projeto Entrelaçar: uma articulação entre a divulgação/difusão científica e o design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.578

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Design de Interação, Divulgação Científica, Projeto Entrelaçar

Resumo

Entende-se que o conhecimento científico precisa ser acessado e compreendido por outras comunidades, além da científica e, para isso, requer-se um entendimento de sua linguagem, pois sua apresentação e sua apreciação apresentam-se, na maioria das vezes, de difícil compreensão, acarretando uma involuntária elitização do conhecimento. A partir de um mapeamento de projetos de divulgação/difusão científica, identificou-se que o projeto Entrelaçar (2021) do Programa de Pós-graduação de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté-SP, por meio de uma série de e-books, promove uma difusão de pesquisas a partir de dissertações, com a intenção de fornecer subsídios para que o professor de Língua Materna e/ou Estrangeira possa utilizá-las em sala de aula. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar o projeto Entrelaçar realizando uma articulação com o Design de Interação. Trata-se de uma pesquisa de caráter metodológico-qualitativo com um estudo de caso do projeto mencionado. Foram identificados itens a serem melhorados no projeto, como o grau de interatividade entre o usuário e o artefato. O e-book poderia contemplar links e QR Codes que levassem o usuário a outros conteúdos digitais complementares, tais como vídeos, artigos e, até mesmo, dissertações das quais o material foi originado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme de Brito Arduino

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais, pela Braz Cubas Educação e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Bolsista Institucional do PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi.

Andréa Catrópa da Silva

Professora no PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi, estuda as interfaces entre o design, a literatura e a tecnologia.

Referências

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: (http://revista. ibict.br/ciinf/article/view/639/643). Acesso em 07 de out. 2021.

ARTAXO, Paulo. A quem interessa atacar a ciência? E por quê. Jornal da USP, São Paulo, 28 fev.2019. Disponível em: (https://jornal.usp.br/artigos/a-quem-interessa-atacar-a-ciencia¬-e-por-que/)Acesso em 07 de out. 2021.

BARROS, Henrique Gomes de Paiva Lins de. Quatro Cantos de Origem. In Perspicillum. Museu de Astronomia e Ciências Afins. Vol. 6, N° 1, novembro, 1992.

BUENO, Wilson Costa. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. (Tese de doutorado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da USP). São Paulo, 1984.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Cur¬ricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: (http://basenacionalcomum.mec. gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf_). Acesso em 20. out. 2021.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FERREIRA, Hugo Fernandes. Viver da Ciência. Em qual Ciência confiar? Youtube, 5 de out. de 2021. Disponível em: (https://www.youtube.com/watch?v=RnQskza8HGw). Acesso em 26 de out. 2021.

GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da ciência: uma re¬visão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v 24 n 1: p 7-25, abr. 2007. Dis¬ponível em: (https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546). Acesso em 02 de dez. 2021.

HUERGO, J. La Popularización, mediación e negociación de significados. In: Seminário La¬tinoamericano: Estrategias para la formación de popularizadores en Ciência y Tecnologia, 2001, Cono Sur, La plata, 14 al 17 de mayo de 2001. Disponível em: (http://www.redpop.org/ redpopAsp/paginas/pagina.asp?PaginaID=39). Acesso em 02 de dez. 2021.

KOZMA, Eliana Vianna Brito; ARDUINO, Luiz Guilherme de Brito; LOPES ROSSI, Maria Apare¬cida Garcia; MORAES, Vânia de. (org). Projeto entrelaçar: leitura e produção escrita no en¬sino médio. Taubaté, Editora Unitau, 2021. Disponível em: (https://editora.unitau.br/index. php/edunitau/catalog/book/47). Acesso em 02 de dez. 2021.

KRIPPENDORFF, Klaus. In Design centrado no ser humano: uma necessidade cultural. Es¬tudos em Design. Rio de Janeiro, Vol.8. Nº3. 2000.

LENS, J. L. La pedagogia dialógica como marco teórico-estratégico para la formación de po¬pularizadores en ciencia y tecnologia. In: Seminário Latinoamericano: Estrategias para la formación de popularizadores en Ciência y Tecnologia, RedPOP- Cono Sul. La Plata, 2001.

MUELLER, M. S. Popularização do conhecimento científico. Revista de Ciência e Infor¬mação, v. 3 n. 2, abr. 2002. Disponível em: (https://repositorio.unb.br/handle/10482/990). Acesso em 02 de dez. 2021.

PASTERNAK, Natalia; ORSI, Carlos. Ciência no cotidiano: viva a razão, abaixo a ignorância. São Paulo: Contexto, 2021.

POPPER, Karl. O realismo e o objectivo da ciência - Pós-Escrito à Lógica da Descoberta Científica (1º vol.). Lisboa: Dom Quixote, 1987.

ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; Preece, Jenny. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador. Porto Alegre: Bookman; 3ª edição, 2013.

SALA, Oscar. O papel da ciência na sociedade. Revista de História, v. 50 n. 100, p.813-820, dez. 1974. Disponível em: (https://www.revistas.usp.br/revhistoria/ article/view/132677 ). Acesso em 07 de out. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1974.132677

SAFFER, Dan. Designing for Interaction. New York: New Readers, 2009.

TASCHNER, Natalia Pasternak. O cientista e a síndrome de Cassandra. Ciência e Cultura, São Paulo, v.70, no.2, p.4-5, abr./jun. 2018. Disponível em: (http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/ cic/v70n2/v70n2a02.pdf). Acesso em 25 de nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.21800/2317-66602018000200002

TV UNITAU. Entrelaçar: uma articulação entre a pesquisa e sua aplicação na Educação Bá¬sica. Youtube, 20 de ago. de 2021. Disponível em: (https://www.youtube.com/watch?v=Rn¬Qskza8HGw). Acesso em 02 de dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Arduino, L. G. de B., & Silva, A. C. da. (2022). Análise do projeto Entrelaçar: uma articulação entre a divulgação/difusão científica e o design. DAT Journal, 7(1), 182–196. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.578

Edição

Seção

Arte, Design e Tecnologia