Museus e mapas a partir de uma perspectiva semiótica

Autores

  • Clarissa Guimarães Tomasi Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Juliana Rocha Franco Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Regina Álvares Correia Dias Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Iara Sousa Castro Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.624

Palavras-chave:

exposição virtual, semiótica, crianças, mapa, museu

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, a partir de uma perspectiva semiótica, a diversidade de signos em mapas como componentes de exposições virtuais e suas contribuições para a inclusão de crianças em museus. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliografia a partir dos termos: museu, exposição virtual, mapa e público infantil. Em seguida, foram analisados mapas elaborados para três exposições virtuais. Cada mapa apresentou signos contemplando diferentes aspectos, sendo eles: qualitativo-icônico, singular-indicial e convencional-simbólico. Esta diversidade de aspectos identificada possibilitou uma reflexão sobre possíveis contribuições para o público infantil.

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Biografia do Autor

Clarissa Guimarães Tomasi, Universidade do Estado de Minas Gerais

É mestranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Juliana Rocha Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais

É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. Realizou estágio de doutorado na University of Maryland. Após o doutorado, trabalhou como pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Em seguida, atuou como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do programa de Pós-Graduação em Design da UEMG (PPGD-UEMG). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica e Design. Se divide em duas frentes de trabalho, uma mais específica visando a leitura aprofundada do sistema filosófico de Charles S. Peirce e uma mais aberta, que busca compreender e analisar processos de percepção e produção de sentido na contemporaneidade.

Maria Regina Álvares Correia Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

É graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. É professora nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Design da UEMG, onde também coordena o Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa. Atou como designer no LBDI, em Florianópolis, Itautec, Paradesign, Ethermídia e Pixeldesign. Áreas de pesquisa: História do design em Minas Gerais; Materiais, linguagem e design; Teoria, cultura e pesquisa em Design; Métodos e inovação em design; Ergonomia, usabilidade e Interfaces.

Iara Sousa Castro, Universidade do Estado de Minas Gerais

É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix e em Design de Ambientes pela UEMG, mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG e doutorado, em regime cotutela, em Arquitetura pela UFRJ e em Ergonomia pela Universidade Victor Segalen - Bordeaux II. Realizou estágio de doutorado no Hospital Saint André de Bordeaux. É professora nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Design da UEMG, onde também coordena o Centro de Pesquisa em Design e Ergonomia (CPqD). Tem experiência nas áreas de Design, Arquitetura e Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Tomasi, C. G. ., Franco, J. R. ., Dias, M. R. Álvares C., & Castro, I. S. (2022). Museus e mapas a partir de uma perspectiva semiótica. DAT Journal, 7(4), 31–44. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.624