O projeto de design e seus impactos na produtividade e qualidade das industrias de joias e bijuterias

Autores

  • Eliana Andrello Firjan - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Rio de Janeiro
  • Engracia M.L. da Costa Llaberia Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.631

Palavras-chave:

Projeto, Design, Joias, Indústria,

Resumo

Este artigo trata do processo de desenvolvimento do projeto de design e seus impactos na Indústria de joias e bijuterias. A experiência das autoras no setor possibilitou diagnosticar pontos críticos e comuns entre as empresas dos segmentos que o compõem: joias, folheados e bijuterias. As queixas mais recorrentes dos empresários em relação a questões referentes ao design podem ser resumidas na dificuldade em trabalhar com criações apresentadas por meio de desenhos que, embora muitas vezes possuam bons atributos estéticos, frequentemente se mostram inviáveis aos processos produtivos ou, ainda, pelas modificações que são impostas na produção pela habilidade ou não dos ourives e modelistas na sua confecção. Estes relatos expõem o desconhecimento técnico por parte da grande maioria dos participantes do processo como um todo do real propósito e significado de um projeto de design, suas implicações e impactos no processo produtivo, com consequências na produtividade, padronização e qualidade dos produtos. Para contextualizar a dinâmica da criação e produção joalheira buscou-se trazer as etapas fundamentais do projeto de design aplicadas ao setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Andrello, Firjan - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Rio de Janeiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, com pos em planejamento estratégico, pela Universidae Estácio de Sá. Atuante no mercado joalheiro desde 1982, com vasta expriência em gestão de processos produtivos, pesquisa e inovação na industria de joias e bijuterias, junto a grandes empresas do setor. Integrante do Comitê Brasileiro de Joalheria, Gemas, Metais Preciosos e Bijuteria, CE-033, para atualização da ABNT NBR 15876:2010. Desde 2014, vinculada à Firjan SENAI - Rio de Janeiro , como Especialista Técnica do Centro de Referencia em Joalheria.

Engracia M.L. da Costa Llaberia, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Desenhista Industrial graduada pela ESDI/ UERJ, Escola Superior de Desenho Industrial, Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Relações Públicas, e Designer de Interiores pela UNIP Diretora de Design da AJESP, Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo, desde 2007. Membro do GT-01, Núcleo de Pesquisa e Estudos em Design de Joias – AJESP/IBGM, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Membro do GT-04, Grupo de Trabalho da CEE-237, Comissão de Desenho Técnico da ABNT, na elaboração da norma NBR 17.041 - Requisitos para Representação Gráfica de Joias.

Referências

FERREIRA, Claudio Lima. O design contemporâneo brasileiro e sua complexidade. Águas de São Pedro: Livro Novo, 2014.

FORTY, Adrian. Objeto de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

LARICA, Neville Jordan. Formigueiros virtuais. In: COELHO, Luiz Antonio L. (org.) Design Método. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Teresópolis; Novas Ideias, 2006.

PHILLIPS, Peter. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008.

SEBRAE. O que é design e o que ele pode fazer pela sua empresa. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-design-e-o-que-ele-pode-fazer¬-pela-sua-empresa-c636797d9ed77410VgnVCM1000003b74010aRCRD , 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Andrello, E. ., & M.L. da Costa Llaberia, E. . . (2022). O projeto de design e seus impactos na produtividade e qualidade das industrias de joias e bijuterias. DAT Journal, 7(3), 242–254. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.631