Design de Moda e Artesanato: uma relação social recíproca

Autores

  • Rita de Cássia Rothbarth Lorenzi
  • Elenir Carmen Morgenster
  • Marli Teresinha Everling
  • Luana Graf
  • Barbara Silva Sueli de Fatima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.665

Palavras-chave:

Design de moda e artesanato, sustentabilidade ambiental e social, abordagem social

Resumo

O artigo apresenta as principais reflexões e resultados da pesquisa de mestrado “Design de moda e artesanato: uma relação social recíproca”. O estudo, ancorado numa abordagem antropológica, adentrou nas temáticas ‘Design de Moda’ e ‘produção manual’ (referida no presente artigo como ‘Artesanato’), conjeturando, nesta relação, processos recíprocos, entre os saberes cultos e os populares e investindo-se na sustentabilidade social. Com base na abordagem social, buscou-se contribuir com uma definição teórica para o campo do Design de Moda. A investigação teórica foi aplicada na prática de grupos femininos vinculados ao Laboratório ModaViva/UNIVILLE, que objetivam, por meio da produção manual, a geração de trabalho e renda. A pesquisa destacou a responsabilidade social e a necessidade de uma relação social recíproca, entre artesãos e designers, na busca de definição de identidade, para os artefatos produzidos, considerando-se os agentes produtores e o local histórico/geográfico/cultural dessa produção. A principal entrega referiu-se a uma dissertação, que evidenciou a interseção entre os fazeres artesanais das produtoras e os saberes acadêmicos das/dos estudantes do curso de moda, resultando em novos artefatos produzidos pelas artesãs, com foco na identidade local e na consideração ao meio ambiente. A dissertação defendida em 2015 teve uma série de repercussões posteriores que contribuíram para a consolidação do projeto SIMBOL - O Design e Suas Fronteiras na Instituição Social da Cultura Simbólica: coordenado pela Profa. Elenir Morgenstern.



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Biografia do Autor

Rita de Cássia Rothbarth Lorenzi

Mestre junto ao Programa de Pós-graduação em Design (Mestrado Profissional em Design/UNIVILLE); Especialista em Gestão Integrada de Desenvolvimento de Produtos e Processos pela Universidade da Região de Joinville (2010). Professora no Curso de Design (Moda) da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência em ensino e extensão, principalmente nas temáticas Moda e Geração de Trabalho e Renda.

Elenir Carmen Morgenster

Doutora em Design e Sociedade (PUC-Rio, 2011); Estágio Pós-doutoral (UB - Universidade de Barcelona, 2017); Pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra/ UC (2021); Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ, 2002); Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Plásticas (UNIJUÍ, 1998); Graduada em Artes Plásticas (UNIJUÍ, 1993); Professora titular no Curso de Design (Moda, Produto, Gráfico, Animação) da UNIVILLE (Joinville, SC); professora titular no Mestrado Profissional em Design, orientando pesquisas relacionadas ao campo do Design (especialmente Moda) e da Arte. Coordenadora do Projeto de Pesquisa SIMBOL - UNIVILLE. Coordenadora do Grupo de pesquisa Design, Cultura e Sociedade - CNPQ.

Marli Teresinha Everling

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia da Produção e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, e, especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenadora do Projeto Ethos – Design e Relações de Uso. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, processos participativos, crise ecológica, ética, design e suas interfaces as relações usuário- -objeto-ambiente.

Luana Graf

Mestrado profissional em Design em andamento (UNIVILLE, 2020); graduada em Design de Programação Visual (UNIVILLE, 2019); pesquisadora integrada ao projeto SIMBOL/CNPQ; empreendedora na marca de moda atemporal Sustin.

Barbara Silva, Sueli de Fatima da Silva

Mestrado Profissional em Design em andamento (UNIVILLE, 2021); Pós graduação em UX Design (UNIVILLE, 2022); graduada em Design de Moda (UNIVILLE, 2020); pesquisadora integrada ao projeto SIMBOL/CNPQ;

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Lorenzi, R. de C. R., Morgenster, E. C., Everling, M. T., Graf, L., & Silva, B. (2022). Design de Moda e Artesanato: uma relação social recíproca. DAT Journal, 7(4), 299–318. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.665