10 anos do Programa de Pós-Graduação da Univille: Contextualização, Realizações e Perspectivas

Autores

  • Marli Everling Univille
  • Victor Rafael Laurenciano Aguiar PUC-RIO
  • João Eduardo Chagas Sobral Doutor em Design

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.671

Palavras-chave:

Mestrado Profissional em Design, Design e Sustentabilidade, Inserção Social e Profissional

Resumo

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Design da Univille iniciou suas atividades com a primeira oferta de turma do Mestrado Profissional em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille). Situado em um polo industrial privilegiado no norte do estado Santa Catarina (SC), o Programa tem compromisso com os contextos público, privado e terceiro setor do qual decorre a sua inserção social e profissional, por meio da pesquisa aplicada, tecnológica e estratégica. O relato apresenta a estrutura, o histórico e as perspectivas de futuro do Programa de Pós-Graduação em Design. Para isso foram consultados documentos, relatórios para órgãos de avaliação externos como a CAPES, relatórios de disciplinas e trabalhos de conclusão de curso dos discentes. A relevância justifica-se pela oportunidade de refletir sobre o histórico e a perspectiva do curso, justamente quando iniciam as celebrações de 10 anos de curso. 

 

Palavras-chave 

Mestrado Profissional em Design, Design e Sustentabilidade, Inserção social e profissional.

 

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Biografia do Autor

Marli Everling, Univille

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio de pós doutoramento em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Engenharia da Produção e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville desde a sua implementação e coordenadora do Projeto Ethos – Design e Relações de Uso. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, processos participativos, crise ecológica, ética, design e suas interfaces as relações usuário-objeto-ambiente.

Victor Rafael Laurenciano Aguiar, PUC-RIO

Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Marketing Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Mestrado Profissional em Design desde a sua implantação, coordena o projeto DServ- Design de serviços e comportamento do consumidor.

João Eduardo Chagas Sobral, Doutor em Design

Doutor em Design, Mestre em Educação, Graduado em Comunicação Visual e Filosofia. Professor Titular da Universidade da Região de Joinville. Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais (DRI- CAPES); Consultor Ad hoc da FAPESC, CAPES e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Coordenou o Fórum Nacional de Pós-Graduação em Design (2014-2020); Representante do Estado de Santa Catarina como membro do Colegiado de Design no Conselho Nacional de Políticas Culturais. Pesquisador CNPq/Universal, Coordenador Adjunto da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Everling, M., Aguiar, V. R. L., & Sobral, J. E. C. (2022). 10 anos do Programa de Pós-Graduação da Univille: Contextualização, Realizações e Perspectivas. DAT Journal, 7(4), 197–213. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.671