Modernismo na Bauhaus: quando a Arte não é apenas contemplação
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.672Palavras-chave:
Bauhaus, Modernismo, Design industrial, História da arte, Design modernoResumo
O artigo propõe uma revisão bibliográfica sobre a perspectiva de educação na escola de design moderno Bauhaus, período que se estende entre 1919 e 1933 na Alemanha. Baseando-se em estados da arte já publicados, o artigo analisa a produção bibliográfica sob dois ângulos: publicações que enunciam a relação do design industrial com o modernismo enquanto movimento estético e político, publicações que falam da relação da Bauhaus com expectativas e processos de mudança social. No percurso da história da arte e do design, os autores procuram indicar aspectos comuns ao conjunto de análises já produzidas sobre o tema, as lacunas que vêm permanecendo e a diversidade de enfoques teórico-metodológicos sobre os quais têm se apoiado. O artigo conclui analisando a influência das condições sociais e históricas na trajetória de formação da Bauhaus.
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