Modernismo na Bauhaus: quando a Arte não é apenas contemplação

Autores

  • Daniele De Melo Silvano Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.672

Palavras-chave:

Bauhaus, Modernismo, Design industrial, História da arte, Design moderno

Resumo

O artigo propõe uma revisão bibliográfica sobre a perspectiva de educação na escola de design moderno Bauhaus, período que se estende entre 1919 e 1933 na Alemanha. Baseando-se em estados da arte já publicados, o artigo analisa a produção bibliográfica sob dois ângulos: publicações que enunciam a relação do design industrial com o modernismo enquanto movimento estético e político, publicações que falam da relação da Bauhaus com expectativas e processos de mudança social. No percurso da história da arte e do design, os autores procuram indicar aspectos comuns ao conjunto de análises já produzidas sobre o tema, as lacunas que vêm permanecendo e a diversidade de enfoques teórico-metodológicos sobre os quais têm se apoiado. O artigo conclui analisando a influência das condições sociais e históricas na trajetória de formação da Bauhaus.

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Biografia do Autor

Daniele De Melo Silvano, Unicamp

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2017) e Artes Visuais pela FAVENI (2021). Realiza pesquisa na linha de história da arte e do design, ensino do design e experiências no campo da arte-educação. Desenvolve soluções digitais em parceria com institutos de pesquisa e empresas no setor de inovação tecnológica. Atualmente é professora de Arte na rede municipal de Indaiatuba/SP

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Silvano, D. D. M. . (2022). Modernismo na Bauhaus: quando a Arte não é apenas contemplação. DAT Journal, 7(4), 79–93. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.672