Breakthrough: Uma narrativa autoetnográfica ilustrada sobre identidade profissional e storytelling

Autores

  • Kristen Lum Auckland University of Technology
  • Marcos Mortensen Steagall Auckland University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.694

Palavras-chave:

Pesquisa em Design, Identidade Profissional, Narrativa gráfica, Autoetnográfico, Narrativa Ilustrada

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de pesquisa artística conduzido pela prática focado no processo criativo de um romance gráfico roteirizado e ilustrado que utiliza métodos autoetnográficos para se envolver com altos níveis de originalidade. O projeto: Breakthrough: Uma narrativa autoetnográfica ilustrada na identidade profissional e na narrativa responde a uma pergunta retórica que pergunta: como alguém pode expressar a identidade pessoal na forma de um romance gráfico? O resultado do design deste projeto é uma história em quadrinhos publicada que explora ideias em torno da identidade, particularmente a identidade profissional e a descoberta ou redescoberta de si mesmo. O enredo do romance baseia-se na jornada do pesquisador como artista e ilustrador, nas experiências de perder e recuperar paixões e estímulos criativos. O processo criativo da história em quadrinhos emprega habilidades de expressão criativa para conceituar e visualizar a narrativa. O resultado do design tem a intenção de ressoar com outras pessoas que estudam ou trabalham em indústrias criativas e inspiram jovens criativos em suas jornadas. O projeto de pesquisa contribui para discursos sobre o uso de métodos etnográficos para envolver a originalidade na produção de resultados de design de comunicação visual sustentados por novidades e significados pessoais. Além disso, contribui para a compreensão das metodologias de pesquisa orientadas para a prática e da escrita exegética que suporta um artefato de design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kristen Lum, Auckland University of Technology

Ilustradora e designer gráfica especializada em retratar personagens e cenas. Concluiu a Licenciatura em Design, com especialização em Design de Comunicação, na AUT. Kristen está particularmente interessada em design de personagens, histórias em quadrinhos e narrativa visual como suas principais práticas. Os seus interesses de investigação são a ligação entre a prática da ilustração criativa, o storytelling e as metodologias de investigação autoetnográfica.

Marcos Mortensen Steagall, Auckland University of Technology

Professor associado no departamento de Design de Comunicação da Auckland University of Technology - AUT desde 2016. Ele é o líder da vertente de pós-graduação em design de comunicação e líder do programa de design de comunicação e design de interação do terceiro ano. ) e PhD (2006) em Communication & Semiotics pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, e PhD em Art & Design pela Auckland University of Technology em 2019.

Referências

Ardern, S. & Mortensen Steagall, M. (2023) Awakening takes place within: a practice-led research through texture and embodiment. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Brown, R. & Mortensen Steagall, M. (2023). Painting the Kitchen Tables: Exploring women’s domestic creative spaces through publication design. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Ceballos, E., & Ceballos, O. (2022). The Moon and Me. https://www.webtoons.com/en/challenge/the--moon-and-me/list?title_no=726811&page=3

Chambers, J. & Mortensen Steagall, M. (2023). Second Nature, a Practice-led Design Investigation into Consumerism Responding to Sustainable Home Habits. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Chooi, D. Y. L. (2017). “Homebound”: The Illustrated Graphic Novel As an Autobiographic Voice for an Immigrant Asian Gay Male in New Zealand. AUT Open Theses & Dissertations. https://doi.org/http://hdl.handle.net/10292/10551

Ellis, C., Adams, T. E., & Bochner, A. P. (2011). Autoethnography: An Overview. Historical Social Research/Historische Sozialforschung, 36(4 (138)), 273–290. http://www.jstor.org/stable/23032294

Falconer, T. & Mortensen Steagall, M. (2023). Grounding: A Practice-led Graphic Exploration of Ecofeminism, Wellbeing and Ecological Consciousness. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Fearon, J. D. (1999). What is identity (as we now use the word)? Department of Political Science, Stanford University. https://web.stanford.edu/group/fearon-research/cgi-bin/wordpress/wp-content/uploads/2013/10/What-is-Identity-as-we-now-use-the-word-.pdf

Hoffman, A. (2020). Review: Wakame & Wave & Infinity by Little Thunder. SOLRAD. https://solrad.co/a-cycle-of-lust-and-regret-alex-hoffman-reviews-wakame-wave-infinity-by-little-thunder

Lewis, S. & Mortensen Steagall, M. (2023). Less than 5mm — The unseen threat: An investigation into how micro-plastics effect coral reefs. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Li, Q. & Mortensen Steagall, M. (2023). Memories from COVID-19: A practice-led research about the lockdown through the perspective of a Chinese student. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Lum, K. & Mortensen Steagall, M. (2023). Breakthrough: An illustrated autoethnographic narrative into professional identity and storytelling. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Michie, K., & Mortensen Steagall, M. (2021). From Shadow: a practice-led design research on academic anxiety. DAT Journal, 6(1), 339–354. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.345

Mortensen Steagall, M. (2022). Immersive Photography: a review of the contextual knowledge of a PhD practice-led research project. Revista GEMInIS, 13(2), 73-80. doi:10.53450/2179-1465.rg.2022v13i2p73-80

Mortensen Steagall, M. (2021). Reflections on digital image and contemporaneity. Revista GEMInIS, 12(2), 241-250. doi:10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p241-250

Mortensen Steagall, M. (2020). Conceptual images in advertising: Premises of the advertising image powered by technology and interactivity. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes, XIII (26). http://hdl.handle.net/10400.11/7473

Mortensen Steagall, M., & Ings, W. (2018). Practice-led doctoral research and the nature of immersive methods / Pesquisa de doutorado practice-led e a natureza dos métodos imersivos. DAT Journal, 3(2), 392-423. doi:10.29147/dat.v3i2.98

Mortensen Steagall, M. (2019). The process of immersive photography: Beyond the cognitive and the physical (Doctoral dissertation, Auckland University of Technology).

Mpofu, N., & Mortensen Steagall, M. (2021). Uhlola kweNdebele: Reconnecting Zimbabwe Through Typographic Design. 8TRANSVERSO, ANO 9, N. 10, AGOSTO 2021ISSN: 2236-4129, 9(10), 8-16.

Meijers, F. (1998). The development of a career identity. International Journal for the Advancement of Counselling, 20(3), 191–207. https://doi.org/10.1023/a:1005399417256

Murray, C. (2017). Graphic novel. In Encyclopædia Britannica. https://www.britannica.com/art/graphic-novel

Rousmaniere, N. (2019). An introduction to Manga. British Museum Blog. https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-manga/

Shan, K. & Mortensen Steagall, M. (2023). Forgotten: an autoethnographic exploration of belonging through Graphic Design. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Smith, K. (2004). Meaning of Blue: Color Psychology And Symbolism. Sensational Color. https://www.sensationalcolor.com/meaning-of-blue/

Smith, K. (2004). Meaning of Pink: Color Psychology And Symbolism. Sensational Color. https://www.sensationalcolor.com/meaning-of-pink/

Van Vliet, D., & Mortensen Steagall, M., (2020). Duregraph: a study of duration in the post photographic image. DAT Journal, 5(3), 250–262. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.234

Ventling, F. D. (2018). Heuristics–A framework to clarify practice-led research. Journal of Design, Art & Technology [DAT], 3(2), 122-157.

Yilmaz, E. (2015). Identity: Definition, Types, & Examples. The Berkeley Well-Being Institute. https://www.berkeleywellbeing.com/identity.html

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Lum, K., & Mortensen Steagall, M. (2023). Breakthrough: Uma narrativa autoetnográfica ilustrada sobre identidade profissional e storytelling. DAT Journal, 8(1), 336–369. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.694