Affordances e enação

Convergências fenomenológicas em interfaces afetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.70

Palavras-chave:

Enação, Affordance, Fenomenologia, Arte interativa

Resumo

O artigo discute a relação estabelecida entre os conceitos de affordance e enação em mídias interativas, a partir de uma visada fenomenológica. Situa a intencionalidade comunicacional depositada nos elementos de arte interativa e a intencionalidade perceptiva da consciência, tornada ação, em relação aos mesmos objetos estéticos. Deste encontro surge a experiência do eu no mundo, no processo interativo de construção de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Ronald João Jacques. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista da enação. Reflexão e Crítica; volume 13, número 2, p. 223-231, 2000. Disponível em http://www.scientificcircle.com/pt/54435/desenvolvimento-cognitivo-ponto-vista-enacao/. Acessado em: 14 de junho de 2012.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Jaime Bruna, In: A poética clássica (Aristóteles, Horácio, Longino). São Paulo: Cultrix, 2005.

CHIH, Chiu Yi. A fenomenologia da arte em Merleau-Ponty. Revista Ágora, Salgueiro-PE, v. 5, n. 1, p. 51-61, agosto de 2010. Disponível em http://www.iseseduca.com.br/pdf/revista5/5%20a%20fenomenologia%20de.pdf. Acessado em 21 de junho de 2012.

FLUSSER, Vilém. A dúvida, Conexões. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.

FREUD, Sigmund. O Estranho, In: Obras Completas. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 12. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

FLUSSER, Vilém. Jogos, CISC: Suplemento Literário OESP. 09/12/1967, Disponível em http://pt.scribd.com/doc/66595699/jogosVilemFlusser. Acessado em 21 de junho de 2012.

GIANNETTI, Claudia. Estética digital: sintopia del arte, la ciência y la tecnologia. Barcelona: L’Angelot, 2002.

GIBSON, James J. The Ecological Approach to Visual Perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979.

GIBSON, James J. The Theory of Affordances, Perceiving, Acting, and Knowing: Toward an Ecological Psychology. NJ: Lawrence Erlbaum, 1977.

McNIFF, Shaun. Art-Based Research, In: GARY, J. Knowles, Handbook of the arts in qualitative research: Perspectives, methodologies, examples, and issues, California: Sage Publications, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço, São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

MURRAY, Janet H. Inventing the medium; Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. London: The MIT Press, 2012.

NORMAN, Donald. Affordance, conventions and design. Interactions 6 no. 3, 38–43, 1999.

NORMAN, Donald. Designing For People. Disponível em http://www.jnd.org/dn.mss/affordances_and_desi.html. Acessado em: 14 de junho de 2012.

OLIVEIRA, Flávio Ismael da Silva; RODRIGUES, Sérgio Tosi. Affordances: a relação entre agente e ambiente. Ciências & Cognição, Vol 09: 120-130, 2006.

VARELA, F; THOMPSON, E. ROSH, E. L’inscription corporelle de l’esprit. Sciences cognitives et expérience humaine. Paris: Editions du Seuil, 1993.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Rocha, C., & de Regino, P. (2018). Affordances e enação: Convergências fenomenológicas em interfaces afetivas. DAT Journal, 3(1), 29–38. https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.70