Prática criativa como pesquisa: um projeto de pesquisa conduzida pela prática em Design de Comunicação na Nova Zelândia
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.700Palavras-chave:
Design de Comunicação na Nova Zelândia, Pesquisa em Design, Educação em Design, Design gráfico, Pesquisa guiada pela práticaResumo
Nas últimas três décadas, os designers adotaram uma posição inovadora como pesquisadores-praticantes nas universidades, conduzindo pesquisas acadêmicas por meio de sua prática criativa. Muitos estudiosos reconheceram e discutiram a vontade de se comunicar por meios criativos. Tais empreendimentos sempre fizeram parte do aprendizado e ensino em Design Gráfico, mas como a pesquisa orientada para a prática se situa nas instituições universitárias no nível de graduação requer uma investigação mais aprofundada. Este artigo oferece insights sobre cinco profissionais de design desenvolvendo projetos de pesquisa liderados pela prática de acadêmicos da Auckland University of Technology, em Auckland, Nova Zelândia. Esses candidatos de graduação estão realizando pesquisas pela prática criativa no amplo campo do Design de Comunicação Visual. Estes novos praticantes/investigadores para o espaço acadêmico sentem tensões profundas e instáveis, para quem as abordagens tradicionais de investigação parecem demasiado ordenadas para captar o dinamismo do processo de investigação, que está no cerne da sua prática criativa. Eles buscam uma abordagem que possa oferecer altos níveis de interdisciplinaridade e focar na habilidade e competência para produzir insights em um processo de design iterativo sociomaterial. O artigo apresenta, com comentários sobre a prática, cinco projetos que operam no contexto de problemas complexos que jovens designers enfrentam e sua compreensão do trabalho de design no que se refere à prática e à pesquisa. O artigo contribui para promover uma mudança no ensino superior de design em direção à prática criativa como uma abordagem de pesquisa, promovendo o social e o cultural em vez do design orientado industrialmente. Ao trabalhar neste âmbito, prevê-se que alguns argumentos e inferências tenham aplicabilidade para além do Aotearoa e para outras práticas criativas, praticantes e investigadores.
Downloads
Referências
Ardern, S. & Mortensen Steagall, M. (2023) Awakening takes place within: a practice-led research through texture and embodiment. DAT Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.
Brown, R. & Mortensen Steagall, M. (2023). Painting the Kitchen Tables: Exploring women’s domestic creative spaces through publication design. DAT Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.
Candy, L., Edmonds, E., & Vear, C. (2021). The practice-based PhD. In The Routledge International Handbook of Practice-Based Research (pp. 461-474). Routledge.
Chambers, J. & Mortensen Steagall, M. (2023). Second Nature, a Practice-led Design Investigation into Consumerism Responding to Sustainable Home Habits. DAT Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.
Dewey, J. (1938). The philosophy of the arts. John Dewey: The later works, 13, 357-368.
Escobar, A. (2018). Designs for the Pluriverse. Duke University Press.
Falconer, T. & Mortensen Steagall, M. (2023). Grounding: A Practice-led Graphic Exploration of Ecofeminism, Wellbeing and Ecological Consciousness. DAT Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.
Frayling, C. (1993). Research in art and design. Royal College of Art research papers, 1, 1-5.
Hamilton, J., & Jaaniste, L. (2010). A connective model for the practice-led research exegesis: An analysis of content and structure. Journal of Writing in Creative Practice, 3(1), 31-44.
Haseman, B. (2006). A manifesto for performative research. Media International Australia, 118(1), 98-106.
Hébert, C. (2015). Knowing and/or experiencing: A critical examination of the reflective models of John Dewey and Donald Schön. Reflective Practice, 16(3), 361-371.
Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., & Ram, S. (2004). Design science in information systems research. MIS quarterly, 75-105.
Law, J., & Urry, J. (2004). Enacting the social. Economy and society, 33(3), 390-410.
Lewis, S. & Mortensen Steagall, M. (2023). Less than 5mm — The unseen threat: An investigation into how micro-plastics effect coral reefs. DAT Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.
Li, Q. & Mortensen Steagall, M. (2023). Memories from COVID-19: A practice-led research about the lockdown through the perspective of a Chinese student. DAT Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.
Lum, K. & Mortensen Steagall, M. (2023). Breakthrough: An illustrated autoethnographic narrative into professional identity and storytelling. DAT Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.
Mäkelä, A. M., & Nimkulrat, N. (2011). Reflection and documentation in practice-led design research. Nordes, (4).
Mäkelä, M. (2007). Knowing through making: The role of the artefact in practice-led research. Knowledge, Technology & Policy, 20(3), 157-163.
Michie, K., & Mortensen Steagall, M. (2021). From Shadow: a practice-led design research on academic anxiety. DAT Journal, 6(1), 339–354. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.345
Mortensen Steagall, M. (2022). Immersive Photography: a review of the contextual knowledge of a PhD practice-led research project. Revista GEMInIS, 13(2), 73-80. doi:10.53450/2179-1465.rg.2022v13i2p73-80
Mortensen Steagall, M. (2021). Reflections on digital image and contemporaneity. Revista GEMInIS, 12(2), 241-250. doi:10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p241-250
Mortensen Steagall, M., & Tavares, T. (2021a). The design studio in promoting citizenship: an educational project developed in Aoteaora. INMATERIAL. Diseño, Arte y Sociedad, 6(11), 140-157.
Mortensen Steagall, M. & Tavares, T. (2021b). Designing for the real world: the studio as pedagogical approach to teach creativity. DAT Journal, 6(2), 331–344. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.401
Mortensen Steagall, M. (2020). Conceptual images in advertising: Premises of the advertising image powered by technology and interactivity. Convergências : Revista de Investigacao e Ensino das Artes, XIII (26).
Mortensen Steagall, M. (2019). The process of immersive photography: Beyond the cognitive and the physical (Doctoral dissertation, Auckland University of Technology).
Mortensen Steagall, M., & Ings, W. (2018). Practice-led doctoral research and the nature of immersive methods / Pesquisa de doutorado practice-led e a natureza dos métodos imersivos. DAT Journal, 3(2), 392-423. doi:10.29147/dat.v3i2.98
Mpofu, N., & Mortensen Steagall, M. (2021). Uhlola kweNdebele: Reconnecting Zimbabwe Through Typographic Design. TRANSVERSO, ANO 9, N. 10, AGOSTO 2021ISSN: 2236-4129, 9(10), 8-16.
Maslow, A. H. (1943). A theory of human motivation. Psychological Review, 50(4), 370–396. https://doi.org/10.1037/h0054346
Nesteriuk, S., & Ings, W. (2018). New Thinking & Emerging Thoughts: Practice As Research In Design, Art And Technology. DAT Journal, 3(2), 1–8. https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.84
Nietzsche, F. W. (1927). The philosophy of Nietzsche. Modern library.
Schön, D. (1991). The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books.
Scrivener, S. (2000), ‘Reflection in and on Action and Practice in Creative-production Doctoral Projects in Art and Design’, Working Papers in Art and Design, vol. 1.
Scrivener, S. (2009). The Roles of Art and Design Process and Object in Research. In N. Nimkulrat & T. O’Riley (Eds.). Reflections and Connections: On the Relationship between Creative Production and Academic Research (pp. 69–80). Helsinki: University of Art and Design Helsinki.
Shan, K. & Mortensen Steagall, M. (2023). Forgotten: an autoethnographic exploration of belonging through Graphic Design. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1
Smith, H. (Ed.). (2009). Practice-led research, research-led practice in the creative arts. Edinburgh University Press.
Van Vliet, D. & Mortensen Steagall, M. (2020). Duregraph: a study of duration in the post photographic image. DAT Journal, 5(3), 250–262. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.234
Vear, C. (Ed.). (2022). The Routledge International Handbook of Practice-Based Research. Routledge.
Wood, J. (2000). The culture of academic rigour: does design research really need it? The design Journal, 3(1), 44-57.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.