Cultura material do livro enquanto objeto histórico e de design

experiências do passado, do presente e para o futuro.

Autores

  • Vagner Basqueroto Martins Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo dos Santos Forcato Universidade Estadual de Maringá
  • Anelise Guadagnin Dalberto Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.738

Palavras-chave:

Koselleck, Darnton, Cultura Material, História do livro

Resumo

Este artigo analisa como o livro, enquanto artefato prático, estético e simbólico, foi afetado e influenciado por mudanças tecnológicas, comportamentais, sociais, culturais e econômicas. Trazendo consequências na produção, desenvolvimento, comercialização e consumo. O texto aborda a evolução dessa relação ao longo do tempo, sua situação atual e possíveis tendências futuras. Destaca-se a importância histórica e o design do livro, considerando-o um objeto crucial associado ao conhecimento e à liberdade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Basqueroto Martins, Universidade Estadual de Maringá

Experiência com design, publicidade e propaganda, marketing, intercâmbios, indústria e treinamentos. Nos últimos anos, tem se dedicado a pesquisa e docência tendo concluído o mestrado (2016) na UFPR. Foi professor do Curso de Design de Produtos no Campus de Cianorte da UEM (2017 a 2023), ministrou aulas em cursos de Pós-Graduações e conteúdos para disciplinas EAD de instituições superiores e questões de concursos nacionais. Atualmente é professor EBTT de Design Gráfico no Instituto Federal de Roraima. Além disso, é doutorando em História da Universidade Estadual de Maringá.

Marcelo dos Santos Forcato, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Design (2020) pela UNESP, tendo estudado o Design, o mobiliário litúrgico e suas relações semânticas. Mestre em Design pela UFPR (2014), estudou o Design para o Comportamento Sustentável e o eco-feedback em lavadora de roupas da habitação de interesse social. Possui especialização em Projeto de Interiores pelo Unicesumar (2010) e graduação em Design pela UEM (2005). Atualmente é professor do curso de Design da Universidade Estadual de Maringá ministrando as disciplinas de Desenho, Plástica, Projeto de Produtos I e Design de Mobiliário. Atua em pesquisas nas áreas de Design e Sustentabilidade, Design e Materiais e Design de Mobiliários.

Anelise Guadagnin Dalberto, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atua como professora assistente da Universidade Estadual de Maringá no curso de Design. Tem experiência na área de Arquitetura, Planejamento Urbano e Ensino.

Referências

Cardoso, Rafael. 2004. An introduction to the history of design. 2 ed. São Paulo: Publishing Company Edgard Blucher.

Cardoso, Rafael. 2016. Design for a complex world. Ubu Publishing Company.

Chartier, R. 1998. The Adventure of the Book: From Reader to Navigator. São Paulo: Official Press of São Paulo: Publishing Company UNESP.

CRESWELL, John W. 2010. Research project: qualitative, quantitative and mixed method. 2 ed. Porto Alegre: Artmed.

Darnton, Robert. 2010. The question of books. Past, present and future. Translation by Daniel Pellizzari. São Paulo: Company of letters.

Dohmann, Marcus. 2013. Material experience: the culture of the object. Rio Books.

Ferreira, Paulo Henrique de Oliveira. 2003. Online journalism and information technologies: from the telegraph to the mobile internet. Studies Magazine of Jornalism, Campinas, v. 6, no. 1, pp. 65-77, Jan./June. 2003.

Flatschart, Fábio. 2014. Digital book etc. São Paulo: Brasport Publishing Company.

Freire, Eduardo Nunes. 2009. Design in the daily printed newspaper. From typographic to digital. Magazine Galaxy, Sao Paulo, n. 18, pp. 291-310.

Hansen, João Adolfo. 2019. What is a book?. Cotia: Ateliê Editorial.

Hallewell, Richard. 2017. The Book in Brazil: Its History. 3rd edition. Sao Paulo: University of Sao Paulo Publishing Company.

Hendel, Richard. 2006. The Design of the Book. Editorial Studio.

Horie, Ricardo Minoru. 2012. Artwork and conversion for electronic books in epub, mobi and pdf formats. Bytes & Types Srv . and Com. Ltda, 3 ed.

IPL. 2020. Reading portraits in Brazil - 5th edition, 2020. Available at: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/as-pesquisas-2/. Accessed on: 16 Feb 2021.

Jenkins, Henry. 2009. Convergence culture. São Paulo: Publishing Company Aleph.

Koselleck, Reinhart. 2006. Past future: contribution to the semantics of historical times. Rio de Janeiro: Counterpoint: Publishing Company PUC-Rio. Trans. Vergangene Zukunft.

Koselleck, Reinhart. 2014. Strata of Time: Studies in History. Rio de Janeiro: Publishing Company Contraponto-PUC-Rio. Trad. Markus Hediger.

Denzin, Norman, Lincoln, Yvonna. 2006. Paradigm controversies, contradictions, and emerging confluences. In: Denzin, Norman, Lincoln, Yvonna (org.). Qualitative research planning: theories and approaches. 2. ed. Porto Alegre: Publishing Company Artmed.

LÖBACH, Bernd. 2001. Industrial Design. Bases for the configuration of industrial products. 1 ed, São Paulo: Edgard Blucher Publishing Company.

LYONS, Martyn. 2011. Book: A Living History. São Paulo: Publishing Company Senac São Paulo.

Martins, Vagner Basqueroto. 2016. E-books on tablets: a study on the opinion of adult readers about their user experience. Dissertation, Federal University of Paraná. Curitiba, p. 89.

Martins Filho, Plínio. 2008. The Invisible Art or the Art of the Book. Editorial Atelier.

MOD, C. 2021. A simpler page. The list is apart. Available at: - Accessed on: 22 Dec.

Niemeyer, Lucy. 2007. Elements of semiotics applied to design. 2 ed. Rio de Janeiro: 2AB.

Oliveira, Sidnei. 2009. Generation Y: age of connections, time of relationships. São Paulo: Authors Club.

Pomian, Krzysztof. 1993. Temporalities. Lisbon: National Press. ( Enciclopedia Einaudi, n. 29)

Ricoeur, Paul. 2007. Memory, history, forgetting. Translation: Alain François [et al]. Campinas, SP: Publishing Company of Unicamp, p. 364.

Santaella, Lucia. 2018. Applied Semiotics. São Paulo. Publishing Company Cengage Learning.

SNEL. 2021. Production and sales of the Brazilian publishing sector. NIELSEN, 2021. Available at: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2021/05/APRESENTACAO_Pesquisa_Producao_e _Vendas_-_ano-base_2020.pdf. Accessed on: 17 June.

Tschichold, Jan. 2007. The Form of the Book: Essays on Typography and Book Aesthetics. Editorial Studio.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Basqueroto Martins, V., Forcato, M. dos S., & Dalberto, A. G. (2023). Cultura material do livro enquanto objeto histórico e de design: experiências do passado, do presente e para o futuro. DAT Journal, 8(4), 215–228. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.738

Edição

Seção

Design, Arte e Tecnologia