Entendendo a área do design em Manaus: percepção dos designers egressos da UFAM
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.741Palavras-chave:
Egressos de Design, Design Manaus, Design e MercadoResumo
Manaus, capital do estado do Amazonas, é uma cidade singular sob muitos aspectos. É geograficamente isolada em relação a outras capitais do país, o que dá margem ao “senso comum” de que a cidade e a própria Região Norte, em relação ao design, estão atrasadas. Assim, o objetivo geral deste estudo é demonstrar a percepção dos egressos do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre a área do design na cidade para esses profissionais. A captação dos dados foi obtida mediante pesquisa qualitativa - descritiva e exploratória -, incluindo pesquisa bibliográfica e documental, estudo de campo e survey. Foi aplicado um questionário, enviado por e-mail e redes sociais dos egressos. Os respondentes expuseram que eles não desistiram da profissão, que a maioria conseguiu emprego na área, tanto no setor privado, quanto no público, e seguiram especializando-se, garantindo, assim, salários considerados acima da média para o setor local.
Downloads
Referências
ARRUDA FILHO, Moisaniel Pimentel; BARROS, Rubenio dos Santos; DINIZ, Raimundo Lopes. Discussão Acerca do Significado do Termo “Design” Utilizado em Produtos e Serviços Discussion About the Interpretation of the Term “Design” Used in Products and Services. 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Univille, Joinville (SC), 5-8 nov. 2018. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/ped2018/1.2_ACO_06.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2022.
BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
BRAGA, Patrícia dos Anjos; RUSCHIVAL, Claudete Barbosa; MOTA, Sheila Cordeiro (Orgs.). Design UFAM: 25 anos. Manaus: Rego Edições, 2014.
BUCHANAN, Richard. Rhetoric, Humanism and Design. In: HANDA, Carolyn. Visual Rhetoric in a Digital World: A Critical Sourcebook. Bedford/St.: Martin, 2004. p. 23-66.
E-MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Disponível em: <https://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 13 de nov. 2022.
LANDIM, Paula da Cruz. Design, empresa, sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579830938
MEYER, Michael W.; NORMAN, Don. Changing Design Education for the 21st Century. She Ji The Journal of Design Economics and Innovation. v. 6, n. 1, Spring 2020. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.sheji.2019.12.002>. Acesso em: 02 de fev 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sheji.2019.12.002
MINISTÉRIO DA EDUAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design. Resolução n.º 5, de 8 de março de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2021.
MORAES, D. de. Fenomenologia do design contemporâneo. DATJournal: Design, Art and Technology. v. 5, n. 2, pág. 7-24, 2020. DOI: 10.29147. Disponível em: <https://dat-journal.anhembi.br/dat/article/view/188>. Acesso em: 9 nov. 2021 DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.188
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: Origens e instalação. 4 ed. Rio de Janeiro, 2007.
PAPANEK, Victor. Arquitectura e Design: Ecologia e Ética. Edições 70. Lisboa, 1995. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Design. 2007. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1Hz0sHvK55IXR4wbi4pco_8XrsRpAcCBl/view>. Acesso em: 22 jun. 2020.
SALINAS-FLORES, Oscar. Design Transformation: The effect of global change and the reconceptualization of design in Mexico and Latin America since the 1980’s”, p. 259-264. In: WONG, Wendy Siuyi; KIKUCHI, Yuko; LIN, Tingyi (Eds.). Making Trans/National Contemporary Design History [=ICDHS 2016 – 10th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-icdhs2016-03_014. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-icdhs2016-03_014
SILVA, João Carlos Riccó Plácido da,. O futuro do design no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
SWANSON, Gunnar. Educating the Designer of 2025. She Ji The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 6, n. 1, Spring 2020. Disponível em: <https://doi.or-g/10.1016/j.sheji.2020.01.001> e <http://www.journals.elsevier.com/she-ji-the-journal-of-design-economics-and-innovation>. Acesso em: 19 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sheji.2020.01.001
VAZ, Greice Rejane Moraes; ALENCAR, Larissa de Albuquerque. Interdisciplinaridade do Design: as pesquisas de mestrado desenvolvidas no âmbito do PPGD/UFAM. In: RUSCHIVAL, Claudete Barbosa (Org.). Caderno Científico PPGD UFAM 2023: Programa de Pós-Graduação em Design. 3ª Ed. Manaus: Reggo/Edua, 2023. P. 95-111.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.