Humanidade ritual nas interseções de arte e tecnologia: relatos do passado e do futuro

Autores

  • Reynaldo Thompson
  • Tirtha Mukhopadhyay

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.767

Palavras-chave:

Arte, Crioulo, México, Tecnologia

Resumo

Neste artigo, abordamos a arte digital com um senso de reflexão crítica à medida que a IA ganha impulso e atinge seu quase esmagador ponto sem retorno. Já enfrentando acesso discriminatório devido a ecologias distintas de produção e consumo industrial, a tecnosfera é definida por essa inclinação sempre unilateral e ansiedades correspondentes, então a falta de acesso ou privação de ferramentas tecnológicas pode criar uma separação absoluta de bloqueios e diferenças culturais no auto-estima das pessoas dentro de um mundo conectado. Portanto, comportamentos emocionais ritualizados estão na raiz de lealdades e performances culturalmente sensíveis. Essa reflexão apaixonada em relação ao continuum vivo da história foi alimentada nos canais de IA: é assim que você define a glória das práticas digitais em economias desfavorecidas. Um bom exemplo são as rudimentares instalações operadas por sensores de Fernando Palma. Mais uma vez, nos referimos a um projeto específico no México, levando em consideração projetos de eletroacústica indígena.

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Biografia do Autor

Reynaldo Thompson

Studied architecture at the University of Guanajuato and postgraduate studies at the Polytechnic University of Catalonia in Barcelona and the University of Texas at Dallas, the latter being where he obtained a doctorate in aesthetics studies focused on Contemporary Art. He has participated in collective and solo exhibitions and curated shows in Mexico and abroad. He is currently focused on researching on art, science and technology in Latin America. His research results have been published in domestic and foreign journals. He is a member of the National System of Researchers of the National Council for Science and Technology (CONAHCYT).

Tirtha Mukhopadhyay

PhD and Professor of Art and Aesthetics at Universidad de Guanajuato, Mexico. He is multi-disciplinary scholar who taught at Presidency University of India (1996-2000), University of Calcutta (2000 -2016), before migrating to Mexico. He was Fulbright-Nehru Senior Research Fellow at the University of California, Santa Cruz, USA. His publications include books like such as Affective States in Art (Proquest-UMI), Cezanne to Picasso (Calcutta University Press, India) and more than 50 articles on creativity, cognition and aesthetics, digital art, visual anthropology and literature, that were published by reputed publishers such as OUP, IOS Press, MIT and Atelier-Etno.

Referências

GUERRERO, M. Fernando Palma Rodríguez: In Ixtli in Yollotl. (interview) 2018. (https:// revistacodigo.com/entrevista-con-fernando-palma-2/ ).

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THOMPSON, R.; MUKHOPADHYAY, T. Can MachinesDo Art? Non human interventions in art and fashion. DAT Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 19–27, 2021. DOI: 10.29147/dat.v6i1.317. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.317

THOMPSON, R.; MUKHOPADHYAY, T. Project Sideral and the Music of Cosmic Animism. DAT Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 88–98, 2020. DOI: 10.29147/dat.v5i1.172. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.172

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Publicado

2023-09-25

Como Citar

Thompson, R., & Mukhopadhyay, T. (2023). Humanidade ritual nas interseções de arte e tecnologia: relatos do passado e do futuro. DAT Journal, 8(3), 66–73. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.767

Edição

Seção

4 RETiiNA + 4 Design, Arte e Tecnologia