Design de Informação e metaverso
mescla de saberes entre design de interface, expografia e curadoria em mundos virtuais interativos
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.789Palavras-chave:
Design de Informação, Design de Interface, MetaversoResumo
O texto tem como objetivo apresentar duas mostras virtuais que aconteceram no metaverso, em dezembro de 2022, com foco no design de informação e na interdisciplinaridade. As mostras foram projetadas no Laboratório de Interfaces do curso de Desenho Industrial da UFSM. Inicialmente, o texto aponta os conceitos: (1) design de informação; (2) design de interfaces; (3) metaverso. Na sequência, os mesmos são explicitados na Mostra do DI no Metaverso e na mostra Projetações do Isolamento, realizadas pelos alunos do Laboratório de Interfaces do curso de Desenho Industrial da UFSM, com organização geral e curadoria da autora do artigo. A metodologia projetual utilizada para realizar as exposições virtuais foi o método especialista de design de interfaces denominado 5I`s (Gasparetto, 2020). Como resultado temos experiências que unem ensino, pesquisa e extensão. O design de informação está inserido na fase 03, de Instauração. Projetar para o metaverso implica em planejar e executar de modo tridimensional e o infodesign, nesse espaço, é parte fundamental da expografia.
Downloads
Referências
BALL. M. A revolução do metaverso: Como o mundo virtual mudará para sempre a realidade. Globo Livros. Arquivo Kindle, 2023.
BOELTER, V. ; GASPARETTO, D. A.. As especificidades das mostras em Arte e Tecnologia Digital: sobre a vivência do designer de exposições.. In: UD16 SOBRE/VIVÊNCIA, 2016, Aveiro.
FERNANDES, F. R. Design de Informação: base para a disciplina no curso de Design. FRF Produções: Rio Claro, Arquivo Kindle, 2015.
GARRETT, J. J.. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Second Edition. Berkley: New Riders Press, 2011
GASPARETTO, D. A.(Org.). Metodologia 5I's: projetos e processos. 1. ed. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2020
__________________ .Arte digital no Brasil e as (re)configurações no sistema da arte. Tese de Doutorado. UFRGS, 2016.
_____________. O 'Curto-Circuito' da arte digital no Brasil - livro, e-book e audiobook. 1. ed. Santa Maria: Edição da Autora - Débora Aita Gasparetto, 2014. 314p .
GASPARETTO, D. A. ; SANTOS, N.C. ; CAPSA, A. ; CASSIMIRO, G. ; BOELTER, V. . FACTORS 1.0 : Curadoria compartilhada, modos expositivos e as experiências em arte digital. In: 24 Encontro da ANPAP, 2015, Santa Maria. Anais do 24 Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.. Santa Maria, 2015. p. 1727-1738.
GRAU, O. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP, SENAC, 2007.
HORN, R. E.. Visual Language: Global communication for the 21st Century. Washington: Macro VU, Inc, 1998. HORN. R.E. In Jackobson. R. Information Design. MIT Press, 1999.
LONGO, W. TAVARES, F. Metaverso: onde você vai viver e trabalhar em breve. Rio de Janeiro: Alta Books, 2022.
MIJKSENAAR, P.. Visual function: an introduction to information design. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 1997
MOURA, M. Design de Hipermídia: dos princípios aos elementos. São Paulo: NMD; Rosari, 2007.
PRADO, G. In: SANTOS, F.F. (Org.). Arte Contemporânea em diálogo com as mídias digitais: concepção artística / curatorial e crítica. Santa Maria: Gráfica Pallotti, 2009.
REDIG, J.. Não há cidadania sem informação, nem informação sem design. InfoDesign, São Paulo, v. 1, n. 1, p.58-66, 2004. Disponível em: < http://www. infodesign.org.br/infodesign/article/view/4>. Acesso em: 17 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.51358/id.v1i1.4
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.