A fragilidade das obras dependentes da tecnologia e sua documentação
um estudo de caso da obra de Anna Barros
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.796Palavras-chave:
Arte contemporânea, Conservação e Preservação, Documentação, Anna BarrosResumo
Este artigo fala de questões relativas à conservação e preservação de obras digitais na contemporaneidade, partir do estudo de caso da obra “200 Milhões de Anos: Árvore Pedra” (2010), de Anna Barros. Fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, e visita técnica em instituição museal reconhecida nesta área de preservação digital. O texto aborda a obsolescência das obras digitais e seus desafios para sua salvaguarda. Delimitam-se os conceitos de conservar e preservar; apresenta uma obra em processo de recuperação no ZKM de Karlsruhe; defende a importância da documentação expandida para a manutenção de obras digitais. Apresenta análise inicial da obra de Barros no espaço do MACT/UFSM, inaugurado em agosto de 2021. Esta é a primeira obra do acervo do museu em processo de catalogação no Tainacan e, posteriormente no Archivematica. Utiliza-se ainda um modelo de catalogação baseada no modelo do ZKM, o Wiki Werke, como documentação interna, também no Tainacan e posteriormente no Archivematica, para garantir a salvaguarda.
Downloads
Referências
ARCHIVEMATICA. Archivematica. Disponível em: https://www.archivematica.org/pt-br/. Acesso em: 18 nov. 2023.
BARBOSA SALLES GAVA, T.; FLORES, D. O papel do Archivematica no RDC-Arq e possíveis cenários de uso. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, Florianópolis, v. 31, n. 63, p. 1–21, 2021.
BARROS, A. Viagem ao Pequeno Grande Mundo da Nano Arte. ANAIS Entre territórios - ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS - ANPAP. Anais...Salvador: EDUFBA, 2010.
BARROS, A. Nanoarte. São Paulo: SESI-SP Editora, 2013.
BARROS, A.; SANTOS, N. C. Nanoarte no Museu Interativo 200 milhões de anos: Tecendo o tempo ou sendo tecida pelo espaço. In: NIÑO BERNAL, R. (Ed.). Estética, convergencia, acontecimientos creativos: percepciones urbanas y transformaciones de las artes, las ciencias y las tecnologías. Colombia: Pontificia Universidad Javeriana, 2014. p. 59–69.
GRAU, O. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP: Editora Senac São Paulo, 2007.
GRAU, O.; COONES, W.; RÜHSE, V. Museum and Archive on the Move. Berlim/Boston: De Gruyter, 2017. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110529630
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS - ICOM. Museum Definition. Disponível em: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/. Acesso em: 16 jul. 2023.
LANDERDAHL, C. Arte computacional: preservação e arquivamento na contemporaneidade. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/editoras/facos/ arte-computacional-preservacao-e-arquivamento-na-contemporaneidade. Acesso em: 18 nov. 2023.
MAIRESSE, F. Dictionary of Museology. London: Routledge, 2023. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003206040
PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA. Histórico Prefeitura de Mata. Disponível em: https:// www.mata.rs.gov.br/historia. Acesso em: 18 nov. 2023.
RINEHART, R.; IPPOLITO, J. Re-collection: art, new media and social memory. [s.l.] MIT Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/7975.001.0001
SANTOS, N. C. Arte contemporânea: a experiência da presença nas instalações interativas de Anna Barros. In: SANTOS, A.; CARVALHO, A. M. A. (Eds.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
SANTOS, N. C. Arte-Ciencia-Tecnología. Estrategias curatoriales transdisciplinarias. Em: LA FERLA, J.; SZLIFMAN, M. (Eds.). Intermedia: Ensaios sobre una praxis académica. Buenos Aires: Nueva Librería, 2021.
TAINACAN. Tainacan. [s.d.]. Disponível em: https://tainacan.org/. Acesso em: 18 nov. 2023a.
TAINACAN. Manual do Tainacan. [s.d.]. Disponível em: https://tainacan.org/wp-content/ uploads/2017/02/Manual-Repositorio.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023b
VAN MENSCH, P. Towards a methodology. Problems of Museology. Zagreb: University of Zagreb, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.