A fragilidade das obras dependentes da tecnologia e sua documentação

um estudo de caso da obra de Anna Barros

Autores

  • Cristina Landerdahl Universidade Federal de Santa Maria
  • Nara Cristina Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.796

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Conservação e Preservação, Documentação, Anna Barros

Resumo

Este artigo fala de questões relativas à conservação e preservação de obras digitais na contemporaneidade, partir do estudo de caso da obra “200 Milhões de Anos: Árvore Pedra” (2010), de Anna Barros. Fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, e visita técnica em instituição museal reconhecida nesta área de preservação digital. O texto aborda a obsolescência das obras digitais e seus desafios para sua salvaguarda. Delimitam-se os conceitos de conservar e preservar; apresenta uma obra em processo de recuperação no ZKM de Karlsruhe; defende a importância da documentação expandida para a manutenção de obras digitais. Apresenta análise inicial da obra de Barros no espaço do MACT/UFSM, inaugurado em agosto de 2021. Esta é a primeira obra do acervo do museu em processo de catalogação no Tainacan e, posteriormente no Archivematica. Utiliza-se ainda um modelo de catalogação baseada no modelo do ZKM, o Wiki Werke, como documentação interna, também no Tainacan e posteriormente no Archivematica, para garantir a salvaguarda.

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Biografia do Autor

Cristina Landerdahl, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda (2020/-) e Mestre (2017/2019) em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM. DSE na Universidad Complutense de Madrid (2023), com bolsa Capes PrInt (com tutoria da Profa. Dra. Tamara Bueno). Membro do grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e do LABART, ambos da UFSM. Pesquisa preservação e arquivamento de obras digitais.

Nara Cristina Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado em Artes Visuais/UFRJ (2013). É Doutora em Artes Visuais/UFRGS (2004). Professora do DART/UFSM (1993-), atua no PPGART. Pesquisadora em História, Teoria, Crítica e Curadoria na Arte Contemporânea, ênfase em Arte, Ciência, Tecnologia. Líder do grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, do LABART, e coordenadora da Área de Artes do MACT/UFSM.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Landerdahl, C., & Santos, N. C. (2023). A fragilidade das obras dependentes da tecnologia e sua documentação: um estudo de caso da obra de Anna Barros. DAT Journal, 8(4), 42–56. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.796

Edição

Seção

Design, Arte e Tecnologia