Colaboração em projetos de Recursos Educacionais Abertos (REA): necessidades de participantes com diferentes perfis
Palavras-chave:
design colaborativo, colaboração, recursos educacionais abertos, entrevistasResumo
Este artigo apresenta os dados coletados, por meio de entrevista semiestruturada, com participantes (das áreas de Educação e Design) de projetos REA, a fim de compreender as necessidades dos participantes nos processos colaborativos. Inicialmente, realizou-se um embasamento teórico sobre colaboração, design colaborativo e recursos educacionais abertos. O embasamento orientou a elaboração do protocolo para entrevista semiestruturada com participantes de projetos REA para aprofundar visões, opiniões e a experiência vivida, assim como compreender as necessidades e as dificuldades de colaboração durante o desenvolvimento de um projeto REA. A partir dos dados levantados serão elencados, como desdobramento do estudo, requisitos para o desenvolvimento de um artefato facilitador do design colaborativo de REA.
Downloads
Referências
EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. 2011. Disponível em: <https://educacaoaberta.org/cadernorea>. Acesso em: 27 out. 2020.
FIOCRUZ. Educação aberta: conceito - Guiarea. Disponível em: <http://guiarea.fiocruz.br/index.php/Educação_aberta:_conceito>. Acesso em: 21 maio. 2021.
GOVELLA, Austin. Collaborative Product Design: Help Any Team Build a Better Experience, 2019.
GRAY, D. E. Pesquisa no Mundo Real. 2. ed. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
GRIMM, G.H. ; HEEMANN, A. Artefatos de auxílio de desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) com foco na colaboração, p. 415-426 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
HANSEN, M. T. Colaboração: o segredo dos grandes líderes para evitar armadilhas, promover a união e conseguir excelentes resultados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
HARGROVE, R. Colaboração criativa: a interação de talento e diversidade para obter resultados positivos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998.
HEEMANN, A.; LIMA, P. J. V.; CORRÊA, J. S. Fundamentos para o Alcance da Colaboração em Design. Estudos em Design, v. 18, n. 2, 2010.
KLEINSMANN, M. S. Understanding collaborative design. [s.l: s.n.].
OECD. El conocimiento libre y los recursos educativos abiertos. Espanha: Extremadura Regional Government, 2008.
PIIRAINEN, Kalle.; KOLFSCHOTEN, Gwendolyn; LUKOSCH, Stephan. Unraveling challenges in collaborative design: A literature study. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), v. 5784 LNCS, p. 247–261, 2009.
SANDERS, Elisabeth B.-N.; STAPPERS, Pieter J. CoCreation and the New Landscapes of Design. CoDesign,v. 4, n. 1, p. 5-18, 2008.
UNESCO; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA; COMISSÃO NACIONAL CHINESA PARA A UNESCO. Report of the International Conference on ICT and Post-2015 Education - UNESCO Biblioteca Digital. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243076>. Acesso em: 25 jan. 2021.
WILEY, D. The Access Compromise and the 5th R – iterating toward openness. Disponível em: <https://opencontent.org/blog/archives/3221>. Acesso em: 31 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.