Colaboração em projetos de Recursos Educacionais Abertos (REA): necessidades de participantes com diferentes perfis

Autores

Palavras-chave:

design colaborativo, colaboração, recursos educacionais abertos, entrevistas

Resumo

Este artigo apresenta os dados coletados, por meio de entrevista semiestruturada, com participantes (das áreas de Educação e Design) de projetos REA, a fim de compreender as necessidades dos participantes nos processos colaborativos. Inicialmente, realizou-se um embasamento teórico sobre colaboração, design colaborativo e recursos educacionais abertos. O embasamento orientou a elaboração do protocolo para entrevista semiestruturada com participantes de projetos REA para aprofundar visões, opiniões e a experiência vivida, assim como compreender as necessidades e as dificuldades de colaboração durante o desenvolvimento de um projeto REA. A partir dos dados levantados serão elencados, como desdobramento do estudo, requisitos para o desenvolvimento de um artefato facilitador do design colaborativo de REA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Hartmann Grimm

Doutora em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Tecnologia pela UTFPR. Bacharel em Design - Projeto Visual pela Universidade Positivo. Técnica em De- senho Industrial pela UTFPR (antigo CEFET-PR). Tenho interesse em áreas como desenho, ilustração e concept art, assim como na área de Interfaces e User Experience, Objetos de aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos.

Stephania Padovani

possui graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ergonomia Cognitiva pela Loughborough University (2001). Atualmente é professora e pesquisadora do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná. Seus interesses de pesquisa são: Métodos e Técnicas de Design Centrado no Usuário (DCU) e Representações Gráficas de Síntese (RGS) como artefatos cognitivos de ensino-aprendizagem.

Adriano Heemann

é professor do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR); docente dos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em Design; líder do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Cocriação do CNPq.

Referências

EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. 2011. Disponível em: <https://educacaoaberta.org/cadernorea>. Acesso em: 27 out. 2020.

FIOCRUZ. Educação aberta: conceito - Guiarea. Disponível em: <http://guiarea.fiocruz.br/index.php/Educação_aberta:_conceito>. Acesso em: 21 maio. 2021.

GOVELLA, Austin. Collaborative Product Design: Help Any Team Build a Better Experience, 2019.

GRAY, D. E. Pesquisa no Mundo Real. 2. ed. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

GRIMM, G.H. ; HEEMANN, A. Artefatos de auxílio de desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) com foco na colaboração, p. 415-426 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.

HANSEN, M. T. Colaboração: o segredo dos grandes líderes para evitar armadilhas, promover a união e conseguir excelentes resultados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

HARGROVE, R. Colaboração criativa: a interação de talento e diversidade para obter resultados positivos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998.

HEEMANN, A.; LIMA, P. J. V.; CORRÊA, J. S. Fundamentos para o Alcance da Colaboração em Design. Estudos em Design, v. 18, n. 2, 2010.

KLEINSMANN, M. S. Understanding collaborative design. [s.l: s.n.].

OECD. El conocimiento libre y los recursos educativos abiertos. Espanha: Extremadura Regional Government, 2008.

PIIRAINEN, Kalle.; KOLFSCHOTEN, Gwendolyn; LUKOSCH, Stephan. Unraveling challenges in collaborative design: A literature study. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), v. 5784 LNCS, p. 247–261, 2009.

SANDERS, Elisabeth B.-N.; STAPPERS, Pieter J. CoCreation and the New Landscapes of Design. CoDesign,v. 4, n. 1, p. 5-18, 2008.

UNESCO; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA; COMISSÃO NACIONAL CHINESA PARA A UNESCO. Report of the International Conference on ICT and Post-2015 Education - UNESCO Biblioteca Digital. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243076>. Acesso em: 25 jan. 2021.

WILEY, D. The Access Compromise and the 5th R – iterating toward openness. Disponível em: <https://opencontent.org/blog/archives/3221>. Acesso em: 31 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Grimm, G. H., Padovani, S., & Heemann, A. (2024). Colaboração em projetos de Recursos Educacionais Abertos (REA): necessidades de participantes com diferentes perfis. DAT Journal, 9(2), 210–228. Recuperado de https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/807