A performance audiovisual como exemplo do experimentalismo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.855

Palavras-chave:

Performance Audiovisual, Experimentalismo, Brasil, Antecedentes, Tendências

Resumo

Este artigo investiga a linguagem da performance audiovisual como um exemplo do experimentalismo no Brasil. A partir de um retorno aos antecedentes da performance audiovisual no país e de uma arqueologia da performance audiovisual em âmbito internacional, o texto volta-se para a análise de alguns exemplos de performance audiovisual no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Bastos

Livre docente em Comunicação e Artes pela PUC-SP, onde é professor desde 2003. Autor dos livros Pontes, janelas, máscaras, vírus. Elos entre passado e presente das artes e do audiovisual (Educ, 2023) e Audiovisual ao vivo: tendências e conceitos, em parceria com Patricia Moran (Inter-meios, 2000).

Referências

BASTOS, M.; MORAN, P. Audiovisual ao vivo. Tendências e conceitos. São Paulo: Inter-meios, 2020.

CAMPOS, A.; CAMPOS, H. e PIGNATARI, D. Teoria da Poesia Concreta. 5 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

G1. VJ Vigas apresenta projeção inédita inspirada na história de Belém. https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/09/vj-vigas-apresenta-projecao-inedita-inspirada-na-historia--de-belem.html. Acesso em 29 de Setembro de 2024.

MACHADO, Arlindo. “As linhas de força do vídeo no Brasil”, in: Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2003.

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: SENAC, 2008.

MORAN, Patricia. “VJ em cena: espaços como partitura audiovisual”, in revista Contracampo v. 13. Rio de Janeiro: UFF, 2005. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i13.505

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Bastos, M. (2024). A performance audiovisual como exemplo do experimentalismo no Brasil. DAT Journal, 9(3), 95–107. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i3.855